1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Ucrânia: cessar-fogo é objetivo da reunião, diz ministro

Estadão Conteúdo

17 Agosto 2014 | 15h 36

Antes da reunião entre as autoridades da Rússia, Ucrânia, França e Alemanha, que acontece neste domingo, em Berlim, o ministro de Relações Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, disse que o encontro tem como objetivo discutir um cessar-fogo definitivo no leste da Ucrânia, mas Steinmeier destacou que não há garantias de que a reunião será um sucesso.

Em Berlim, se encontram os ministros de Relações Exteriores da Rússia e Ucrânia, Sergei Lavrov e Pavlo Klimkin, junto com o ministro alemão e o francês, Laurent Fabius. "Não há garantias de que a reunião de hoje terá o sucesso desejado, mas eu também digo que na situação de hoje seria uma irresponsabilidade não usar a ocasião para assinalar o diálogo entre todos os lados".

Segundo Steinmeier, a discussão terá como foco o fim da violência na Ucrânia, em vez de somente debater os planos de Moscou de enviar ajuda humanitária aos territórios controlados pelos rebeldes. Steinmeier expressou, contudo, seu apoio ao envio de ajuda humanitária, tanto do lado russo como ucraniano, mas enfatizou que é preciso garantir o cessar-fogo no leste da Ucrânia. Fonte: Dow Jones Newswires