ANP pediu a Israel que derrotasse Hamas em Gaza, diz jornal

Segundo ministro de Assuntos Exteriores israelenses, Fatah pressionou para que ofensiva atingisse oposição

Efe,

16 Novembro 2009 | 15h12

O ministro de Assuntos Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, revelou nesta segunda-feira, 16, que a Autoridade Nacional Palestina (ANP) "pediu que seu governo derrotasse o Hamas" na ofensiva que realizou há mais de um ano em Gaza, segundo um jornal israelense.

 

"Durante a operação 'Chumbo Fundido', a Autoridade (Nacional) Palestina nos pressionou para que acabássemos com o Hamas. Um mês depois apresentou uma denúncia contra nós no Tribunal Penal Internacional de Haia", lamentou Lieberman ao Comitê de Relações Exteriores e de Defesa do Parlamento de seu país. A afirmação foi publicada na edição digital desta segunda do jornal Ha'aretz.

 

Por isso, o chefe da diplomacia israelense e líder do partido ultradireitista Yisrael Beiteinu acusou a ANP, presidida pelo líder do Fatah, Mahmoud Abbas, de ter feito "jogo duplo" por causa da operação militar, que deixou 1,4 mil palestinos mortos.

 

Por sua vez, o Hamas, movimento islamita que governa Gaza, denunciou em diversas ocasiões a suposta conivência da ANP com a ofensiva israelense, algo negado por esta última categoricamente.

Mais conteúdo sobre:
Hamas Fatah Palestina Israel ofensiva Gaza

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.