Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Internacional

Internacional » Chefe da IAEA diz que visita ao Irã foi útil, vê compromisso em cooperar

Internacional

Internacional

IRA

Chefe da IAEA diz que visita ao Irã foi útil, vê compromisso em cooperar

O chefe da Agência Nuclear da ONU, Yukiya Amano, disse que estava muito feliz de ouvir, durante uma visita a Teerã neste domingo, que ele descreveu como “útil”, uma intenção firme da parte do Irã para resolver questões pendentes, através da cooperação. 

0

REUTERS

17 Agosto 2014 | 12h05

Amano fez a viagem antes do prazo de 25 de agosto, para que o Irã forneça informações relevantes para a investigação da IAEA (Agência Internacional de Energia Atômica) do que ele chama de possíveis utilização militar do programa nuclear do país.

A questão está intimamente ligada às negociações nucleares do Irã com seis potências mundiais, que visam acabar com um impasse de 10 anos sobre as atividades atômicas de Teerã. O Irã nega que seu programa nuclear tenha qualquer objetivo militar.

“Essa foi uma visita rápida, mas útil,” disse Amano no Irã, depois de conversações com o presidente Hassan Rouhani e outras autoridades iranianas, de acordo com uma declaração divulgada pela IAEA em Viena.

Referindo-se a um pacto de cooperação entre o Irã e a IAEA de novembro, o chefe da IAEA diz que visita ao Irã foi útil, vê compromisso em cooperar.

(Por Fredrik Dahl)

Mais conteúdo sobre: