Comissão Eleitoral iraquiana começa recontagem de votos em Bagdá

Resultado que será conhecido dentro de duas semanas pode afetar configuração do novo parlamento

PUBLICIDADE

Atualização:

BAGDÁ - A Comissão Eleitoral iraquiana começou nesta segunda-feira, 3, a recontagem manual dos votos das eleições legislativas do último dia 7 março na província de Bagdá, informou oficialmente autoridades do país.

 

PUBLICIDADE

O conselheiro e porta-voz da comissão, Qasim al Abudi, explicou em uma coletiva de imprensa que houve uma hora de atraso para o processo de recontagem dos votos devido a medidas à medidas que "dificultavam" a entrada no hotel Rachid, onde acontecerá o processo.

 

O translado das urnas até o hotel, situado na chamada "zona verde", cujo acesso é restrito, aconteceu ontem em meio a medidas estritas de segurança, assinalou Al Abudi.

 

Um total de 318 funcionários participarão da recontagem e 44 observadores internacionais estarão presentes durante o processo, que acontecerá em dois turno por dia.

 

A Comissão Eleitoral assegurou anteriormente que o novo escrutínio dos votos emitidos na província de Bagdá se prolongará durante duas semanas ou mais, e serão anunciados resultados parciais a cada dia.

 

Al Abudi afirmou que a Comissão Eleitoral havia convidado todos os grupos políticos a enviar representantes para observarem a recontagem dos votos. No hotel no qual será feita a recontagem, há um comitê para receber queixas.

 

A coalizão do primeiro-ministro iraquiano, Nuri al Maliki, o Estado de Direto, pediu em várias ocasiões a recontagem dos votos em cinco províncias, entre elas Bagdá, por suspeitas de irregularidades no escrutínio dos sufrágios.

Publicidade

 

Os resultados provisórios da Comissão Eleitoral outorgam a aliança dirigida pelo ex-primeiro-ministro Ayad Alaui, da coalizão Al Iraqiya, 91 dos 325 deputados do parlamento unicameral, enquanto que a coalizão de Al Maliki obteve 89 legisladores.

 

Em Bagdá, o maior distrito eleitoral, a aliança de Al Maliki obteve 25 assentos, enquanto que o grupo de Alaui consegui 24 lugares.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.