Reuters
Reuters

Em anúncio na TV, Abbas confirma que não tentará reeleição

Estagnação das negociações com Israel e expansão de assentamentos são os motivos da decisão do palestino

Reuters, Agência Estado e Associated Press,

05 Novembro 2009 | 12h03

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmud Abbas, fez um anúncio na ao vivo pela TV nesta quinta-feira, 5, e confirmou que não tentará a reeleição no pleito de 24 de janeiro.

 

"Não tenho intenções de me candidatar às eleições. Isso não é algo negociável", disse Abbas ao povo palestino em um pronunciamento transmitido ao vivo pela TV. O motivo que fez o líder palestino desistir de comandar um novo governo é a frustração que Abbas sente com a paralisação das negociações de paz com Israel

 

O líder palestino recebeu telefonemas do rei Abdullah II da Jordânia e dos presidentes de Israel, Shimon Peres, e do Egito, Hosni Mubarak. Todos teriam pedido a ele que reconsiderasse a decisão.

 

Outro assessor próximo do palestino afirmou que Abbas tomou a decisão por conta da "estagnação no processo de paz e a continuação da expansão dos assentamentos de Israel".

 

Abbas rejeitou os pedidos dos EUA de voltar à mesa de negociações alegando que continuaria com sua postura de só dialogar após Israel paralisar completamente a construção de novas casas no território ocupado.

 

Atualizado às 18:04

Mais conteúdo sobre:
Abbas reeleição Palestina

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.