1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Foguetes disparados do sul do Líbano atingem Israel; não há vítimas

SYLVIA WESTALL E ORI LEWIS - REUTERS

11 Julho 2014 | 07h 47

Três foguetes foram disparados do Líbano em direção ao norte de Israel nesta sexta-feira e o Exército de Israel respondeu com fogo de artilharia, disseram militares libaneses, acrescentando que não ficou claro quem estava por trás do ataque inicial.

O sul do Líbano é um reduto do Hezbollah, grupo muçulmano xiita que entrou em combate com Israel sete anos atrás e está envolvido na guerra civil da Síria, em apoio ao presidente Bashar al-Assad. Contudo, há também alguns grupos palestinos atuantes na mesma área.

Em ocasiões anteriores militantes ligados à Al Qaeda assumiram a responsabilidade por ataques semelhantes.

Depois de uma busca na área de Marjayoun, de onde partiram os projéteis, o Exército libanês informou ter descoberto duas plataformas de lançamento, com mais foguetes prestes a serem disparados. Os militares acrescentaram que essas bases foram desmanteladas e eles continuavam a fazer uma varredura na região à procura dos responsáveis.

Um porta-voz militar israelense disse que um único foguete lançado do Líbano ou Síria caiu no extremo norte de Israel em uma área aberta de uma comunidade agrícola perto da fronteira libanesa. O Exército respondeu com fogo e artilharia, disse ele. Não há registro de vítimas.