1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Ocidente insta Irã a acelerar a cooperação com a AIEA

FREDRIK DAHL - Reuters

04 Junho 2014 | 11h 58

O Irã foi alvo de pressões ocidentais nesta quarta-feira para acelerar a sua prometida cooperação com uma investigação da agência nuclear da ONU, congelada há muito tempo, sobre as suspeitas de pesquisas para a construção de uma bomba atômica por Teerã, o que o país nega.

Os Estados Unidos, a União Europeia e outros presentes em uma reunião da Agência Internacional de Energia Atômica sinalizaram que o Irã começou a se envolver com a investigação da AIEA, mas também deixaram claro que o país tem de fazer muito mais para afastar completamente as suspeitas.

Autoridades norte-americanas disseram ser vital que o Irã resolva as questões levantadas pela AIEA para que as negociações paralelas entre o país e os Estados Unidos, França, Alemanha, Grã-Bretanha, China e Rússia sejam bem-sucedidas. Essas conversas têm como objetivo definir limites civis verificáveis? de atividade nuclear no Irã e acabar com as sanções internacionais impostas ao país.

A AIEA vem investigando as suspeitas de que o Irã coordena esforços para processar urânio, testes de explosivos e a remodelação de um cone do míssil balístico de uma forma adequada para uma ogiva nuclear. O Irã diz que as acusações são falsas e se ofereceu para ajudar a esclarecê-las desde que Hassan Rouhani, político pragmático, tomou posse como presidente iraniano no ano passado.

A UE observou que "algum" progresso foi conseguido nas negociações separadas entre o Irã e a AIEA. Mas o bloco de 28 nações acrescentou em um comunicado para uma reunião trimestral de 35 países do Conselho de Administração da AIEA: "Pedimos que o Irã forneça todas as informações relevantes para a agência, para resolver completamente todas as preocupações do órgão e acelerar a sua cooperação".

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo