1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Premiê do Iraque diz esperar acordo sobre novo governo na semana que vem

REUTERS

02 Julho 2014 | 10h 12

O primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, disse nesta quarta-feira que espera superar os desafios que impedem a formação de um novo governo, um dia após a primeira sessão do novo Parlamento ter terminado sem um acordo sobre os principais cargos a serem ocupados.

“Ocorreu um estado de fraqueza, mas se Deus quiser na próxima sessão (planejada para terça-feira) nós vamos superar isso com cooperação e concordância e abertura… na escolha dos indivíduos e mecanismos que resultarão no processo político baseado em… mecanismos democráticos”, disse Maliki em seu discurso semanal televisionado.

Sunitas e curdos abandonaram a primeira reunião do novo Parlamento após os xiitas não terem conseguido nomear um candidato para primeiro-ministro. Os partidos xiitas estão em um impasse sobre quem substituiria Maliki, já que ele tem a ambição de ser escolhido para um terceiro mandato.

O Parlamento suspendeu a sessão na terça-feira, com planos de se reunir novamente uma semana depois.

Maliki também ofereceu uma anistia a líderes tribais que lutaram contra o governo, mas excluiu aqueles que "mataram e derramaram sangue".

(Por Ahmed Rasheed e Alexander Dziadosz)