1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Rebeldes do Taliban incendeiam 200 caminhões da Otan em Cabul

REUTERS

05 Julho 2014 | 10h 55

Insurgentes do Taliban atearam fogo neste sábado em quase 200 caminhões-tanque que forneciam combustível para as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) perto da capital afegã, Cabul, informou a polícia.

Imagens televisivas mostraram fumaça negra subindo ao céu no local do ataque, com a fuselagem queimada de dezenas de caminhões.

O Taliban reivindicou a responsabilidade pela autoria do ataque, dizendo que os caminhões carregavam combustível para as forças da Otan lideradas pelos EUA.

Ainda não se sabe como o fogo começou. Alguns veículos de imprensa afegãos disseram que os insurgentes dispararam foguetes contra os caminhões no final da sexta-feira. Não há informações sobre mortes.

“O número de caminhões-tanque incendiados ainda não está claro, mas informações preliminares da polícia apontam para cerca de 200 veículos queimados”, afirmou o Ministério do Interior em comunicado.

O ataque ocorreu em um momento no qual o Afeganistão se prepara para anunciar, na segunda-feira, os resultados Preliminares do segundo turno da eleição presidencial, em meio a um clima muito tenso. Ambos os candidatos acusam o outro lado de fraude.

O Taliban prometeu arruinar o processo eleitoral. Na quinta-feira, militantes dispararam foguetes contra o aeroporto internacional de Cabul, destruindo um helicóptero.