Da minissaia ao hijab

PUBLICIDADE

Por adrianacarranca
Atualização:

É difícil explicar o Irã. Mas, duas coisas ficam evidentes em visita ao país. A primeira é que o Irã é visto, de fora, pelas lentes de sua política externa e de um radicalismo que não encontra eco na população. A segunda é que esse Irã que conhecemos hoje é o Irã dos últimos 28 anos, desde a Revolução Islâmica.

PUBLICIDADE

Uma pequena fração, portanto, de 4 mil anos da história de um povo que fala o mesmo idioma, o farsi, desde então. É o país de Hafez, o "poeta do amor", de 1.300 d.c. e cultuado até hoje, dos vinhos de Shiraz, cidade ao sul que deu nome à uva, e do zoroastrismo. No século 7, o islã foi adotado com a invasão árabe. Mas, não a teocracia.

Esta veio em 1979, conseqüência de um processo político iniciado com o golpe de estado, apoiado pelos americanos, que depôs o primeiro-ministro Mohammed Mossadegh, eleito democraticamente, e manteve por mais de vinte anos o reinado do Shah Reza Pahlevi, culminando com a Revolução Islâmica liderada pelo Aiatolá Khomeini.

Até então, elas vestiam (até!) minissaia. O Irã aprovou a Constituição em 1906 e foi um dos primeiros países a emancipar a mulher, em 1935. As leis atuais constam de um Código Civil, baseado em uma interpretação da sharia. Hoje, as mulheres lutam por igualdade de direitos. Mas, também estudam, trabalham, jogam futebol (sim, senhor!)... e adotaram o hijab, cada qual à sua maneira, embora o Estado tente controlar as mais ousadas.

Fotos: jovens que eu entrevistei em Teerã

Publicidade

Os iranianos também viajam. Jovens de classe alta vão estudar ou passar férias na Europa. Acadêmicos participam de encontros internacionais, assim como os cineastas. E tem a Internet, ainda que controlada. Não são, portanto, um povo isolado, como se pensa.

Colocar os fatos dentro de um contexto histórico mais amplo ajuda a entender o que torna o país tão complexo, heterogêneo e, por tudo isso, tão fascinante. Um povo não pode ser julgado por um período particular de sua história. Seria o mesmo que olhar as duas décadas de nossa ditadura militar e dizer que o Brasil é aquilo.

Leia aqui o Dossiê Estado.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.