Meu querido professor

PUBLICIDADE

Por adrianacarranca
Atualização:

Soube hoje da morte de um grande homem, Peter Townsend, meu professor de direito internacional na área da infância e juventude, na London School of Economics and Political Science (LSE). Curioso que eu, por algum daqueles motivos que não podemos explicar, lembrei-me esses dias de suas deliciosas aulas. Townsend não gostava de postar-se soberano na frente da classe e sempre pedia aos alunos que fizessem um círculo. Suas aulas não eram monólogos, mas debates, com espaço para a opinião de todos os alunos, a quem ele respondia em tom baixo, mas sem medir palavras. No que dizia respeito à defesa da justiça e igualdade, Townsend era implacável, inflexível.

PUBLICIDADE

Muitas vezes, tínhamos de repetir nossos argumentos, pois, então com 77 anos, seus ouvidos já lhe traíam. Mas, sua presença era uma honra para todos nós e os estudantes não apenas repetiam suas palavras quantas vezes fosse preciso como ouviam com respeito as críticas e correções do mestre. Ao contrário de artifícios como renda mínima e Bolsa Família, Townsend defendia a distribuição igualitária de recursos e oportunidades para todos.

Aquela classe me veio à mente dias atrás e eu pedi a uma amiga estudando atualmente na LSE notícias do professor. Assim, soube de sua despedida. Townsend morreu aos 81 anos, mais de 60 deles dedicados à universidade e à pesquisa sobre pobreza e desigualdade. Entre outras coisas, ele fundou o Centro Townsend de Pesquisa Internacional sobre Pobreza, na Universidade de Bristol. Fez parte da Sociedade Fabiana, organização política de esquerda, fundada na Inglaterra em 1884 e que ajudou a organizar o Partido Trabalhista. Contrários à doutrina de Marx, eles acreditavam que a transição do capitalismo para o socialismo se daria lentamente, por meio da educação e de ações da sociedade civil. Em 2004, Townsend foi eleito para a Academia Britânica.

Para nós, meros aprendizes, Townsend representava, acima de tudo, inspiração. Obrigada, professor!

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.