Samba, o quê? Festa iraniana é assim…

Samba, o quê? Festa iraniana é assim…

adrianacarranca

12 de setembro de 2007 | 01h03

Foi meu début em Teerã. As informações chegavam como se fosse rolar uma reunião do partido comunista em tempos de ditadura, no maior clima de transgressão. Nada de passar o endereço por e-mail nem celular, só no boca a boca. Chego num prédio baixinho, num bairro residencial de classe média. Nenhum sinal de festa até tocar a campainha e ouvir a música distante que vinha pelo interfone.

O último convidado a chegar avisa que um carro da polícia ronda a rua e a dona da casa se apressa a fechar as janelas. Exceto pelo MP3 no lugar de LPs, o clima era de bailinho de pré-adolescência, sabe? Móveis arrastados, abrindo espaço para a dança, mesa com quitutes iranianos caseiros e refrigerante. Todo mundo arrumadinho. As mulheres iam chegando e deixando o véu e o blusão obrigatórios num cabideiro. Outras, iam direto para o quarto trocar de roupa e se maquiar.

Bebidas alcoólicas, vendidas por cristãos armênios, resumiam-se a uma garrafa de cerveja. Os iranianos querem mesmo é dançar! Balançam o corpo de um jeito muito divertido. Os homens mexem o tronco para cima e para baixo, dobrando uma perna de cada vez, ao som de rap e rock nacionais, mas produzidos no exterior e contrabandeados para o Irã. As garotas usam mais a parte de cima do corpo. Dão de ombros, como se diz por aqui, mexem as mãos e os dedos, passando pelos olhos, com muito mais charme do que Cleópatra o fazia. Como fui proibida de mostrar as fotos, porque exibem as meninas sem véu e dançando com meninos, o que é proibido, me faço valer do desenho acima para efeito ilustrativo.

SAMBA E FUTEBOL
Depois de muita insistência, avisei: gente, não sei dançar isso! Mas, posso ensinar a vocês o samba! Samba? O que é samba? A maioria dos iranianos não conhece quase nada de Brasil. São muito mais antenados a informações que chegam da Ásia e Europa. Uma exceção (mundial, aliás) é o futebol. E, por falar nisso, para quem ainda não acredita que as iranianas jogam futebol, aqui vai um lance de Irã x Líbano, da AP:

Leia aqui o Dossiê Irã

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.