Um Empire State Building em Teerã?

Um Empire State Building em Teerã?

adrianacarranca

06 de setembro de 2007 | 00h59

Teerã surpreende desde os primeiros quilômetros. O trânsito é caótico, como em toda grande metrópole. Mas, a cidade é organizada, limpa, com ruas largas e muito verde. Os carros são novos, assim como as construções. A cidade parece ir muito bem, obrigada, sem os Estados Unidos, que cortou relações com o País, em 1979, após o seqüestro de diplomatas americanos.

Me chama atenção a sinalização de trânsito. As placas estão em persa e inglês. “Os iranianos não têm nada contra os Estados Unidos. Temos até o nosso Empire State Building”, diz um taxista divertido. A semelhança com o cartão-postal novaiorquino, não sei não… Mas, os iranianos não têm mesmo nada contra os americanos.

O problema, como sempre, está na política. “Os iranianos desconfiam do governo americano. Eles se lembram bem de como os Estados Unidos ajudaram a interromper os avanços do Irã rumo a uma democracia moderna ao depor o presidente Mossadegh, porque ele nacionalizou o petróleo. Também não esquecem que Washington apoiou Saddan Hussein na guerra contra o Irã”, me diz a Nobel da Paz, Shirin Ebadi.

Leia aqui o Dossiê Irã

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.