O jardim mais bonito de São Paulo

Afra Balazina

07 de novembro de 2011 | 14h08

Depois de toda essa polêmica sobre aquecimento global, vamos a um tema mais “light”. Quero compartilhar com vocês a abertura do Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa. O local já começa com mais espécies que o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, mais famoso do País. Vocês podem ver as fotos aqui:

http://fotos.estadao.com.br/natureza-imagens-mostram-a-beleza-do-jardim-botanico-que-abre-dia-12,galeria,4466,151561,,,,0.htm

E a reportagem que fiz a respeito http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,nova-odessa-ganha-jardim-botanico-com-36-mil-especies,793558,0.htm

Visitei o espaço e tive o prazer de almoçar com Harri Lorenzi, o idealizador do jardim e autor de diversos livros sobre a flora brasileira, como o Árvores Brasileiras. Como na minha família existem paisagistas e engenheiros agrônomos, sempre havia algum livro dele por perto! Há mais de 30 anos ele coleta plantas e realiza expedições em busca de espécies ameaçadas. E conseguiu reunir em Nova Odessa 3,6 mil espécies. Só de árvores nativas do Brasil são 800 espécies.

Eu entrevistei o Eduardo Dalcin, da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, sobre o tema:

1- Quantos jardins botânicos são associados hoje à Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB)? E quantos jardins botânicos existem no Brasil hoje?

Temos hoje 31 Jardins Botânicos com representantes formais indicados junto à RBJB. A ultima estivativa que fizemos foi de que existem cerca de 36 Jardins Botânicos no País.

2- Qual é a importância dos jardins botânicos para o Brasil?

Jardins Botânicos cumprem vários papéis. Entretanto, gerar e disseminar conhecimento, e atuar ativamente na conservação da biodiversidade são, em minha opinião, os mais importantes.

3- Qual é maior dificuldade em criar e manter um jardim botânico no País?

De uma forma geral, e para a grande maioria, a falta de recursos financeiros e apoio do governo.

4- Em sua visão, quais são os jardins botânicos mais relevantes e importantes hoje no País? Por quê? E como vê a abertura ao público do jardim em Nova Odessa, que vem sendo cultivado e planejado há 13 anos, já recebia pesquisadores e agora receberá visitantes comuns?

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, por ser um Jardim Botânico Federal do Ministério do Meio Ambiente, é o JB de referência. Entretanto, todos os JBs são importantes, uma vez que sua atuação, quando em rede, é complementar, no esforço de conservar a biodiversidade vegetal. Desconheço a proposta do JB em Nova Odessa. Porém, seguindo o mesmo raciocínio, vejo como de relevante importância sua abertura aos visitantes.

5- Existe um jardim botânico no exterior que em sua opinião deveria servir de modelo para os brasileiros? Em que aspectos?

No mundo ocidental, os Jardins Botânicos de referência, em minha opinião, são os Jardins Botânicos de Kew, no Reino Unido; e de Nova Yorke e Missouri, nos Estados Unidos.

6- O brasileiro se interessa por botânica? Como podemos aumentar o interesse de estudantes e jovens para a área?

Em minha opinião, o interesse pelas ciências biológicas e ambientais tem crescido, uma vez que as questões ambientais e ligadas à conservação da biodiversidade têm também despertado o interesse e a atenção da sociedade. Iniciativas ligadas à divulgação científica são as que procuram aumentar o interesse para esta área.

 

(Helvio Romero/AE)

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.