Pelemania

Afra Balazina

12 de maio de 2011 | 11h43

(campanha de inverno da marca Arezzo)

A Arezzo foi duramente criticada por clientes e ambientalistas por usar pele verdadeira de raposa e coelho em algumas peças da coleção de inverno. Após a avalanche de reclamações nas redes sociais, como Twitter e Facebook, a empresa decidiu retirar das lojas os produtos com o material.

Agora, a marca diz ter encerrado completamente o tema “Pelemania” e ter suspendido também a venda de peças com pele sintética. A empresa ressalta que não voltará a usar peles em novas coleções.

Vejam as respostas que a Arezzo colocou em seu site para diversas dúvidas:

O que é Pelemania?
Este foi um dos temas da coleção de inverno deste ano, que representava uma pequena linha de calçados e acessórios com peles sintéticas e verdadeiras. Correspondia a apenas 1,1% do total de peças da coleção de inverno. A Arezzo está encerrando totalmente a venda deste tema. Os produtos foram retirados das lojas da marca de todo o país, inclusive os com pele sintética, para que não pairem dúvidas.

Por que a Arezzo lançou produtos com peles de raposa e coelho?
A peleteria não faz parte do nosso negócio. Esta foi a primeira vez que usamos este tema e reiteramos que não voltaremos a usá-lo. Somos uma empresa dinâmica e constantemente em busca de inovação; lançamos anualmente nove coleções diferentes. Não pouparemos esforços para continuar oferecendo produtos de qualidade e inovadores aos clientes, sem o uso deste material.

Por que a decisão de retirar as peças das lojas?
Em respeito às manifestações contrárias de parte dos consumidores e internautas, decidimos retirar todos os produtos, inclusive aqueles com peles sintéticas, para que não pairem dúvidas entre seus consumidores. Respeitamos a pluralidade de opiniões e acreditamos que o caráter colaborativo da internet pode ser um importante instrumento para a co-criação no mundo da moda.

O que será feito com as peças que foram retiradas das lojas?
Estamos analisando a melhor alternativa.

A consumidora terá menos opções nas lojas sem estes produtos?
Não, de forma alguma. Apenas 1,1% do total de produtos da coleção de inverno foi retirado das lojas. Além disso, diariamente colocamos novos produtos nas lojas aos clientes. Já estamos trabalhando com produtos específicos para o Dia das Mães.

Há produtos com peles ainda nas lojas?
Não. Todas as peças com peles verdadeiras ou sintéticas foram retiradas das lojas.

A decisão da Arezzo de não usar peles inclui o couro de bovinos?
Não inclui. Continuaremos usando o couro bovino nos nossos produtos.

A empresa concorda com a forma como os animais são tratados, em alguns casos, durante a extração de peles?
Somos rigorosamente contra qualquer tipo de maus tratos aos animais. É importante informar que seguimos as exigências e determinações legais e estamos nos comprometendo a não utilizar mais este material em nossas próximas criações.

Por que contratar a atriz Glória Pires para fotografar o tema Pelemania?
A atriz foi contratada para estrelar a campanha da coleção da Arezzo e não o tema Pelemania. Ela não fotografou com nenhuma peça deste tema.

Os produtos do tema Pelemania faziam parte dos lançamentos para o Dia das Mães?
Não. A Arezzo trabalha com muita agilidade e eficiência para oferecer um mix de loja sempre inovador, atraente e com novidades. Para o Dia das Mães foram selecionados produtos específicos para a data, que já estão disponíveis em nossas lojas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.