Até a próxima crise

PUBLICIDADE

Por andreinetto
Atualização:

A reunião ministerial do G-20 que acontece hoje, em Paris, é o primeiro encontro de alto nível das 20 maiores economias do mundo desde a cúpula de Seul, realizada em novembro de 2010, na Coreia do Sul. Ela é só o primeiro passo para preparar o G-20 de Cannes, marcado para novembro de 2011.

PUBLICIDADE

Desde já, porém, uma tendência parece se confirmar. Em Seul, ministros, analistas econômicos e jornalistas deixaram a Coreia do Sul com a impressão de que começava a arrefecer a mobilização internacional pela reforma do sistema financeiro, que visava a renovar o acordo de Bretton Woods, criado em 1944. Questões centrais, como a "guerra cambial", acabaram revelando toda a dificuldade do G-20 em harmonizar minimamente a economia mundial.

Três meses depois, a bandeira do "reequilíbrio macroeconômico" volta a ser empunhada pela França. Mas, até aqui, nada indica que a reunião de Paris vá obter sucesso em sua empreitada de alcançar um mínimo de coordenação entre as políticas macroeconômicas. Isso porque os interesses dos Estados Unidos, da União Europeia e do Japão são cada vez mais divergentes, senão antagônicos, em relação aos dos grandes emergentes, liderados por China, Índia, Brasil e Rússia.

Em abril de 2009, quando foi realizado o mais bem sucedido encontro do G-20, em Londres, a economia global era açoitada pela crise e pelo risco de insolvência dos sistemas bancários americano, britânico, irlandês e alemão. Então, em um esforço de cooperação inédito, chefes de Estado e de governo concordaram em reforçar o caixa do Fundo Monetário Internacional (FMI), elevando seus recursos a US$ 1 trilhão. A iniciativa foi interpretada pelos mercados financeiros como uma demonstração de coesão internacional. A crise, com a medida, arrefeceu.

Vinte meses depois, grande parte do mundo sai da recessão - hoje limitada à periferia da União Europeia, que vive o risco de insolvência das dívidas soberanas. Todas as maiores economias do mundo já retomam o crescimento. E, com o distanciamento da crise, volta a valer a lógica do "cada um por si". Decorre daí a dificuldade de entendimento no G-20 ministerial de Paris. Reforma do sistema monetário, controle do fluxo de capitais, limitação de reservas internacionais... tudo parece opor desenvolvidos e emergentes. E, nesse cenário, até a formulação de um termômetro básico, os dos indicadores de desequilíbrios, passa a ser tarefa árdua.

Publicidade

Alarmado, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, não hesitou a evocar o pior ontem no Palácio do Eliseu. "É mais difícil encontrar consenso em um período de retomada. A tentação de dar prioridade aos interesses nacionais é grande", ponderou, antes de advertir: "Isso seria a morte do G-20".

Pelo menos até a próxima crise.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.