Foto do(a) blog

Os Hermanos

Ego-cartografia: a primeira-dama que virou cidade

Ciudad Evita, culto à personalidade levado ao cartográfico extremo

PUBLICIDADE

Por arielpalacios
Atualização:

Neste domingo completaram-se 57 anos da morte de Eva Maria Duarte de Perón, mais conhecida como "Evita" (também chamada como a "Mãe dos Pobres", segundo os pobres; denominada de "Mãe Espiritual da Pátria" pelo governo peronista e referida como "aquella mujer" - aquela mulher - pelos setores da sociedade que não a apreciavam).

PUBLICIDADE

Evita, que morreu aos 33 anos com um câncer de útero após longa agonia, foi a segunda esposa de Juan Domingo Perón, três vezes presidente da Argentina (1946-52, 1952-55, 1973-74). Evita foi crucial no primeiro governo do marido, já que tornou-se uma super-garota propaganda da administração peronista, além de essencial mobilizadora das massas populares.

Nas últimas semanas de vida de Evita, a província de La Pampa - seguindo o culto à personalidade (uma das marcas do governo de Perón) - decidiu homenageá-la com a modificação do nome para "província Eva Perón".

Um ano antes a província do Chaco, no norte do país já havia mudado seu nome para "presidente Juan Domingo Perón".

Evita também transformou-se em nome de cidade. A capital da província de Buenos Aires, La Plata, transformou-se em "Eva Perón" após sua morte. Após a queda de Perón, em 1955, derrubado por um golpe militar, voltou a ser La Plata.

Publicidade

Mas, antes de La Plata, já existia outra homenagem urbana à Mãe dos Pobres: Ciudad Evita. Foi fundada em 1947, como um distrito dentro do município de La Matanza, na Grande Buenos Aires.

Mas, neste caso, o culto à personalidade foi mais além do nome, já que aplicou-se ao próprio traçado urbano. Isto é, Ciudad Evita, vista de cima, é uma reprodução do perfil de Eva Perón, incluindo seu tradicional coque). Um exemplo de ego-cartografia. Talvez o único na América do Sul. Pelo menos, por enquanto.

Alguns habitantes dessa peculiar cidade - criada para ser um bairro operário modelo - costumam explicar assim em que parte moram, trabalham ou fazem as mais diversas atividades:- Eu moro no coque. - Ah, eu moro do outro lado, na ponta do nariz. - Pois é, minha tia Zoila trabalha perto de você, no queixo. - Bom, vou no mercado. - Qual, aquele que está no pescoço?

Ciudad Evita, que depois de fundada foi rebatizada sete vezes pelos diversos governos anti-peronistas e peronistas, voltou a ser definitivamente "Ciudad Evita" com a volta da democracia, em 1983.

A cidade que homenageia com nome e traçado urbano a falecida "Mãe dos Pobres" foi declarada Patrimônio Histórico Nacional em 1997. Seus pequenos chalés (com jardins sem muros ou cercas, ao estilo dos EUA), construídos para classe operária, serviram de inspiração para muitos bairros em todo o país. Mas, nas últimas décadas, perdeu muito de seu modesto encanto, pois tornou-se uma área que possui vários dos graves problemas sociais da Grande Buenos Aires.

Publicidade

Ciudad Evita possui 68.650 habitantes. Está entre o município de Ezeiza - onde localiza-se o aeroporto internacional - e a cidade de Buenos Aires. Para quem sai da capital e vai ao aeroporto, esse símbolo de ego-cartografia fica do lado direito (embora não encostado) da autoestrada Tenente General Pistarini.

PUBLICIDADE

Para começar bem o dia, o tango "Decarisimo", de Astor Piazzolla. Uma homenagem a Julio De Caro, um dos grandes tangueiros do Rio da Prata, que abriu para o tango novos horizontes nos anos 20. Tal como Carlos Gardel, De Caro nasceu em em um dia 11 de dezembro. E por isso, o dia do tango - na Argentina - é celebrado nessa data.

A primeira versão, com o próprio Piazzolla.O link do Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=aQitw1eG0fg

E esta segunda versão, com o dueto dissonAnce (Roberto Caberlotto and Gilberto Meneghin), durante uma apresentação em Perugia, ItáliaO link: http://www.youtube.com/watch?v=yInFbqyEcW4

http://www.youtube.com/watch?v=mGn5li7vwt0&feature=related

Publicidade

................................................................... Comentários racistas, chauvinistas, sexistas ou que coloquem a sociedade de um país como superior a de outro país, não serão publicados. Tampouco serão publicados ataques pessoais entre leitores nem ocuparemos espaço com observações ortográficas relativas aos comentários dos participantes. Além disso, não publicaremos palavras ou expressões de baixo calão (a não ser por questões etimológicas, como back ground antropológico). Todos os comentários devem ter relação com o tema da postagem. E, acima de tudo, serão cortadas frases de comentaristas que façam apologia do delito.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.