PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Os Hermanos

Louis Pasteur, requisitado por Cristina Kirchner

 

Por arielpalacios
Atualização:

Louis Pasteur (1822-95) jamais deve ter imaginado que seu invento poderia ser - metaforicamente - usado para indicar que a imprensa precisava "vacinas". Pasteur no quadro feito em 1885 pelo finlandês Albert Edelfelt (1854-1905), exposta na sala Symbolisme do Museu D'Orsay, em Paris..

PUBLICIDADE

Na sequência, quatro horas depois, em discurso a aliados do partido Justicialista (Peronista) e da Confederação Geral do Trabalho (CGT) - a maior central sindical do país - o ex-presidente Néstor Kirchner (2003-2007), atual deputado - e que poderia nesta terça-feira transformar-se no Secretário-geral da Unasul (isto é, no representante que a região teria perante o mundo) - também disparou contra a imprensa.

Segundo o cônjuge da presidente os meios de comunicação "são a primeira força da oposição" e uma "máquina de impedir".

Ao longo dos últimos anos os Kirchners dispararam frequentes críticas principalmente contra jornalistas do Grupo Clarín, o jornal La Nación, a revista Notícias e o jornal Perfil, além de canais de TV e rádio.

'TRIBUNAL POPULAR' CONTRA JORNALISTAS

Publicidade

O julgamento dos jornalistas - coincidentemente, todos críticos do casal Kirchner - foi duramente criticado pelos partidos de oposição e associações de defesa da liberdade de imprensa.

Integrantes do governo, como Miguel Pichetto, líder do bloco kirchnerista no Senado, defenderam o formato de julgamento "político e ético" preparado pelas Mães.

O tribunal, realizado em plena Praça de Mayo, na frente da Casa Rosada, o palácio presidencial, foi presidido pela líder das Mães, Hebe de Bonfini, que agiu como juíza auto-designada.

Bonafini, que na véspera do julgamento disse que as condenações já estavam definidas, tornou-se uma figura polêmica nas últimas duas décadas, já que respaldou ao grupo terrorista basco ETA, a guerrilha zapatista e até teceu longos elogios a Ossama Bin Laden.

Um dos integrantes do tribunal convocado por Bonafini foi Néstor Busso, designado pela presidente Cristina para o posto de diretor do Conselho Federal de Comunicação.

Publicidade

Entre os convidados de honra do tribunal estava, paradoxalmente, o jornalista esportivo Marcelo Araujo, que durante a pior fase da Ditadura Militar, em 1978, respaldou ativamente a realização da Copa do Mundo da Argentina (evento esportivo usado intensamente pelo regime para distrair a atenção da população sobre as graves violações aos Direitos Humanos).

PUBLICIDADE

No entanto, Bonafini deixou o passado de Araujo de lado, pois o jornalista, desde o ano passado, foi o escolhido pelos Kirchners para tornar-se o locutor oficial do estatal Canal 7, a TV Pública, que transmite todos os jogos de futebol (cuja transmissão foi estatizada pela presidente Cristina Kirchner, em troca de um suculento contrato com os clubes de futebol).

Uma das jornalistas colocadas no virtual banco dos réus, Magdalena Ruiz Guiñazú, acusou Bonafini: "esse tribunal foi inventado para restringir a liberdade de expressão".

A jornalista retrucou as acusações da líder das Mães ao resgatar uma gravação de 1984 na qual Bonafini lhe agradece por ser a primeira jornalista argentina que divulgou a causa da organização, que procurava seus filhos, desaparecidos durante a ditadura.

Nas últimas duas semanas os muros da capital argentina foram cobertos com cartazes de autoria anônima com nomes e fotos de jornalistas que criticam a lei de mídia do governo, atualmente suspensa por determinação da Justiça.

Publicidade

Gabriel Mariotto, diretor do Comitê Federal de Radiodifusão (Comfer), o principal organismo governamental que regula a mídia, defendeu a iniciativa, afirmando que tratava-se apenas de "uma expressão".

Associações de jornalistas fizeram um apelo à presidente Cristina para deter o que denominaram de "linchamento público" de profissionais da mídia.

O Fórum de Jornalismo Argentino (Fopea), registrou em 2009 147 ataques contra jornalistas em todo o país. 

DISSIDÊNCIAS - A convocação não foi acompanhada de forma unânime pelas mães. Esse foi o caso das integrantes da organização "Mães-Linha Fundadora", setor que separou-se de Bonafini há quase 20 anos. Esta ala prefere um perfil político mais baixo, e dedica-se exclusivamente à procura dos corpos de seus filhos desaparecidos durante a ditadura.

PRESSÕES

Publicidade

A tensão intensificou-se em março de 2008, quando a presidente Cristina acusou os meios de comunicação de liderar uma tentativa de "golpe de Estado".

O sindicato dos caminhoneiros, aliado dos Kirchners, em diversas ocasiões realizou no ano passado bloqueios nas portas das gráficas dos jornais "La Nación" e "Clarín", impedindo a distribuição dos exemplares em diversas ocasiões. A polícia, apesar de chamada, não apareceu para impedir os piquetes.

Segundo os empresários do setor de mídia, os meios de comunicação argentinos estão "sofrendo uma inédita campanha de insultos ao jornalismo por parte do poder político". Além disso, criticam a distribuição que o governo faz da publicidade oficial, pois privilegia jornais favoráveis à administração Kirchner, mesmo que estes sejam de baixa circulação.

Além disso, as entidades jornalísticas criticaram "a recente negativa do governo em fornecer informação pública sobre as quantias" gastas na publicidade oficial por parte da presidente Cristina.

No ano passado o governo aprovou - no meio de uma votação cheia de irregularidades - a polêmica "Lei de Mídia", que implica em uma série de limitações para as existentes empresas de mídia e favorece o surgimento de grupos de mídia alinhados com o casal Kirchner (além de favorecer a Igreja Católica).

Publicidade

A lei está temporariamente suspensa na Justiça. No entanto, o governo tenta reverter a situação com apelos nos tribunais. Há poucos dias o assunto foi remetido à Corte Suprema de Justiça.

http://www.youtube.com/watch?v=O-N9z34cVGA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=CoFWL5yEMMw

http://www.youtube.com/watch?v=plaVQTDGnEE&feature=related

 

 

Em 2009 "Os Hermanos" recebeu o prêmio de melhor blog do Estadão (prêmio compartilhado com o blogueiro Gustavo Chacra).

Publicidade

Gustavo Chacra (Nova York): http://blogs.estadao.com.br/gustavo-chacra/

Patricia Campos Mello (Washington) - http://blogs.estadao.com.br/patricia-campos-mello/ 

Claudia Trevisan (Pequim) - http://blogs.estadao.com.br/claudia-trevisan/

Adriana Carranca (Pelo Mundo) - http://blogs.estadao.com.br/adriana-carranca/ 

.................................................................................................................. Comentários racistas, chauvinistas, sexistas ou que coloquem a sociedade de um país como superior a de outro país, não serão publicados. Tampouco serão publicados ataques pessoais entre leitores nem ocuparemos espaço com observações ortográficas relativas aos comentários dos participantes. Além disso, não publicaremos palavras ou expressões de baixo calão (a não ser por questões etimológicas, como background antropológico).

Publicidade

...............................................................................................................

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.