PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Os Hermanos

O dia em que o papa "autorizou" o tango (e quase um século depois, um papa tangueiro)

Por arielpalacios
Atualização:

Pio X quis ver o tango de perto para avaliar se era apto para a cristandade

PUBLICIDADE

"Demasiado sensual!". "Obsceno!". "Satânico!". Estas eram algumas das duras expressões emitidas pelos bispos franceses ao referir-se ao ritmo sul-americano em 1913, quando arrasava nos salões da burguesia parisiense. Os arcebispos de Paris, Cambray e Sens, junto como o bispo de Poitiers atacaram ferozmente esse ritmo "pecaminoso" desde seus púlpitos, pedindo que a Santa Congregação da Disciplina dos Sacramentos analisasse o caso e considerasse sua proibição.

Diante da polêmica que ameaçava tornar o tango alvo de uma proibição da Igreja Católica, a embaixada argentina em Roma decidiu demonstrar ao papa Pio X (1903-1914) que a dança de forma alguma ameaçava os bons costumes cristãos. Os diplomatas argentinos estavam respaldados por diversos jovens da aristocracia italiana, ansiosos por dançar o tango no carnaval de 1914. Tudo indicava que se a Igreja o proibisse, as Forças Armadas da Itália impediriam que seus oficiais o dançassem nos elegantes bailes que estavam sendo preparados para essa festividade.

Poucas semanas antes do carnaval, em fevereiro desse ano, o Sumo Pontífice encarregou-se de julgar, pessoalmente, os eventuais "perigos" do tango. Os encarregados de defender o ritmo perante o supremo chefe da cristandade foi um casal de irmãos da aristocracia italiana. Os jovens "enganaram" o papa Pio X, dançando uma versão "light", que fosse o suficientemente "inofensiva" para os padrões morais do Santo Padre.

O cuidado dos dançarinos em evitar qualquer tipo de "obscenidade" obteve resultados exagerados. Pio X, após a exibição do tango no Vaticano, ironizou sobre essa moda proveniente da Argentina: "ela obriga seus escravos (os dançarinos) a dançar um baile tão pouco divertido". O papa aproveitou a ocasião para recomendar a "furlana", dança camponesa do século XIX, que considerava mais "animada".

Publicidade

Com o prestígio obtido nos salões da aristocracia européia e certa neutralidade papal, o caminho estava aberto para que o tango voltasse à Buenos Aires. Não sendo mais visto como um ritmo do lumpen, conquistou a classe média e expandiu-se, permitindo, dessa forma, o sucesso de cantores como Carlos Gardel. O tango começava a conquistar os corações e mentes dos argentinos.

Mas, a má fama do tango ainda permaneceu pairando sobre a Europa em certos setores da sociedade. Uma década depois, no dia 1 de fevereiro de 1924, outro papa, neste caso, Pio XI (1922-39), quis analisar pessoalmente aquilo que Pio X havia autorizado.

Nesta ocasião, o tango foi dançado - novamente em versão "diet" - pelo bailarino argentino Casimiro Aín. A melodia escolhida foi um raro tango com nome religioso, o "Ave María", do compositor Francisco Canaro.

Para conquistar o coração do papa, Aín fez um malabarismo no fim do tango que o deixou em posição de genuflexão diante do Sumo Pontífice. Pio XI retirou-se do salão em silêncio. A reação papal foi interpretada como um sinal de aprovação. Nunca mais o tango teve que passar pelo crivo da Santa Sé.

Pio XI - os tangueiros interpretaram que, quem cala, consente

Publicidade

PAPA TANGUEIRO - Quase um século depois da autorização de Pio X para o tango um argentino de Buenos Aires tornou-se sumo pontífice. O portenho em questão, o cardeal Jorge Mario Bergoglio, entronizado como papa Francisco, afirma que o tango é seu ritmo musical preferido (além de gostar de ópera e música folclórica argentina). Bergoglio também declara-se fã da "milonga", que é uma espécie mais acelerada do tango.

Durante sua juventude Bergoglio foi um bom dançarino de tango, segundo os amigos. Ele dançava com sua namorada nos bailes em Flores - seu bairro natal - e outros lugares da cidade.

Mas, o romance concluiu quando descobriu sua vocação religiosa. Bergoglio não dançou mais o tango. Mas, continua ouvindo o gênero musical.

E falando em paqueras, tango e religiosidade, há um tango imortalizado por Gardel que é o "Missa das onze", no qual o intérprete indica que vai à missa para paquerar uma moça que freqüenta o culto nesse horário:

//www.youtube.com/embed/I-Kr_a16lZo

Publicidade

Os cantores preferidos do papa Francisco: Carlos Gardel, Julio Sosa, Ada Falcón e Azucena Maizani (a quem administrou a extrema-unção em 1970).

Bergoglio também gosta de óperas, gênero musical que sua mãe, Regina Sívori, costumava ouvir quando ele e seus irmãos eram pequenos.

Em sua biografia "O Jesuíta", de 2010, que após sua eleição como papa foi rebatizada de "Papa Francisco - conversas com Jorge Bergoglio" - ele diz que gosta muitíssimo do tango. Segundo afirma, esse ritmo musical sai de "dentro da alma".

Sua orquestra preferida era a de Juan D'Arienzo, a.k.a., "El rei del compás" (O rei do compasso) famoso pelo compasso marcado. E também aprecia Astor Piazzolla.

Bergoglio, no portenhíssimo "subte" (metrô) da linha A em 2008. Meia década antes de ser Francisco.

Publicidade

E o Ave Maria (Tanti anni prima), de Astor Piazzolla:

//www.youtube.com/embed/UeNPbcpgC94

Mais detalhes sobre o tango (suas origens, gírias e o dia em que fui tradutor de Astor Piazzola) em meu livro "Os Argentinos", da Editora Contexto.

 
 

Em 2009 "Os Hermanos" recebeu o prêmio de melhor blog do Estadão (prêmio compartilhado com o blogueiro Gustavo Chacra).

 
 

Publicidade

Publicidade

E, the last but not the least, siga o @inter_estadãoo Twitter da editoria de Internacional do estadão.com.br .

Conheça também os blogs da equipe de Internacional do portal correspondentes, colunistas e repórteres.

 

.......................................................................................................................................................................

Comentários racistas, chauvinistas, sexistas, xenófobos ou que coloquem a sociedade de um país como superior a de outro país, não serão publicados. Tampouco serão publicados ataques pessoais aos envolvidos na preparação do blog (sequer ataques entre os leitores) nem ocuparemos espaço com observações ortográficas relativas aos comentários dos participantes. Propaganda eleitoral (ou político-partidária) e publicidade religiosa também serão eliminadas dos comentários. Não é permitido postar links de vídeos. Os comentários que não tiverem qualquer relação com o conteúdo da postagem serão eliminados. Além disso, não publicaremos palavras chulas ou expressões de baixo calão (a não ser por questões etimológicas, como background antropológico).

 
 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.