PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Os Hermanos

"Os declaro marido...e marido". Em Buenos Aires essa frase já é possível

"Amor vincet omnia". Ou, na língua de Júlio César, "O amor conquista tudo". Título da obra de Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571 - 1610), que exibe um Cupido com ar triunfador. A obra foi pintada para o marquês Vincenzo Giustiniani entre 1602 e 1603. Está no Staatliche Museen, Berlim.

Por arielpalacios
Atualização:

A autorização para este casamento entre dois homens foi assinada pela juíza Gabriela Seijas, que considerou que são inconstitucionais os artigos 172 do Código Civil argentino - que estabelece que é necessário o consentimento de "um homem e uma mulher" - e o 188, que determina a fórmula "os declaro marido e mulher".

PUBLICIDADE

Segundo a juíza, "a lei deve tratar cada pessoa com igual respeito em função de suas singularidades, sem necessidade de entendê-las ou regulá-las".

Desta forma, Alex, de 39 anos, e José María, de 41, anunciaram ontem (sexta-feira) que estão "orgulhosos" e "felizes". Eles também afirmaram que serão o primeiro casal de homens que poderão casar-se oficialmente na História da América Latina. A medida cria precedentes para o fim do impedimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo dentro da cidade de Buenos Aires.

Até o momento, a cidade de Buenos Aires autorizava a união civil de duas pessoas do mesmo sexo. A mesma norma está em funcionamento há meses no Uruguai. Mas, a união civil deixa de lado vários direitos de um casamento formal, entre eles, a adoção de crianças. A partir do casamento, Alex e José María poderão adotar, se desejarem.

O CASAMENTO, O PREFEITO E O YOUTUBE Maurício Macri, prefeito de Buenos Aires, do partido de centro-direita Proposta Republicana, anunciou que não impedirá o casamento, já que considera que está "a favor da liberdade e o direito das pessoas de serem felizes de acordo com suas próprias decisões".

Publicidade

Macri surpreendeu ao deixar de lado suas posições costumeiramente conservadoras ao admitir que a aceitação do casamento homossexual "é uma tendência em todo o mundo".

Para mostrar sua modernidade, o prefeito fez o anúncio em um vídeo institucional que colocou no site Youtube. "Espero que sejam felizes", expressou Macri.

O link do Youtube, com a mensagem de Macri: http://www.youtube.com/watch?v=T7fp0ecfQ3s&feature=player_embedded

Diversas pesquisas nos últimos meses indicaram que 60% dos portenhos não colocam impedimentos para a legalização do casamento entre homossexuais.

PARLAMENTO E IGREJA A comunidade gay em Buenos Aires espera que a decisão da juíza Seijas sirva de "empurrão" para o debate do projeto de lei que está em andamento no Congresso Nacional que inclui no Código Civil o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Publicidade

O projeto também prevê a modificação de artigos que atualmente impedem que gays, lésbicas, bissexuais e transexuais tenham os mesmos direitos nas relações de família que um heterossexual. A proposta é a de - basicamente - substituir a expressão "homem e mulher" por "contraintes".

PUBLICIDADE

Com essa modificação as pessoas do mesmo sexo que casarem terão direitos a pensões, planos de saúde conjuntos, além das heranças. No caso de filhos adotados, em caso de separação dos pais, ambos terão direitos e obrigações sobre os menores.

No entanto, o tratamento deste projeto foi criticado pela cúpula da Igreja Católica argentina. A comissão executiva do Episcopado afirmou que sua definição de "casamento" é a de "uma relação estável entre homem e mulher, que em sua diversidade de complementam para a transmissão e o cuidado da vida". Desde que a Igreja emitiu sua posição, o tratamento do projeto de lei ficou paralisado.

BOOM DO 'PINK MONEY' Desde a crise financeira de 2001-2002 - a pior da História do país - a capital argentina deixou de lado o machismo imortalizado nas letras do tango e transformou-se na "Meca" do turismo gay na América Latina.

Nos últimos anos a cidade ficou repleta de bares, restaurantes, hostals, boutiques e discotecas gays.

Publicidade

Os especialistas sustentam que Buenos Aires tornou-se atraente graças à desvalorização da moeda (ocorrida em 2002) e o glamour que a cidade ostenta, proporcionado pela arquitetura europeia do início do século XX, quando a capital argentina - apelidada de "Paris da América do Sul" - era uma das mais elegantes do planeta. O especialista em turismo gay, Alfredo Cañete, diretor da Buegay, acrescenta em inglês o motivo da atração gerada por Buenos Aires: "italian looking cute guys" (garotos bonitos com aspectos de italianos).

Além disso, Buenos Aires é a cidade onde viveu e morreu Evita Perón, ícone do mundo gay - para profunda irritação do Peronismo ortodoxo - tal como Marilyn Monroe e Maddona.

O espírito "gay-friendly" ficou evidente há quatro anos, quando as autoridades municipais aprovaram a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Estimativas indicam que do total de 36 milhões de argentinos, 2 milhões são gays e lésbicas.

Por toda a cidade - principalmente nos bairros de San Telmo, Recoleta e Palermo - espalham-se uma dezena de "hostals" e 50 bares e restaurantes gay-friendlies, uma Wine Store, além de cursos de tango para homossexuais.

Publicidade

Há dois anos a cidade foi a sede da Copa do Mundo de Futebol Gay (a Argentina foi a campeã graças ao gol de seu atacante principal, um brasileiro residente no país).

Buenos Aires também conta com o Queer Tango Festival, um evento anual que cada vez arrepia menos os tangueiros ortodoxos. Ao longo do ano, o público gay também pode desfrutar do tango em duas tanguerías especializadas para esse público, além de dezenas de cursos especializados nesse tipo de dança.

Os comércios portenhos celebram a afluência do denominado "pink money", já que os turistas gays estrangeiros gastam 25% a mais do que os turistas heterossexuais que passeiam por Buenos Aires.

No início desta década a maior parte da clientela gay estrangeira que visitava Buenos Aires era composta por jovens homossexuais europeus e americanos. Mas, nos últimos anos começaram a desembarcar ostensivos contingentes de brasileiros, colombianos e mexicanos.

Buenos Aires também tornou-se um ponto de atração para gays a ponto de aposentar-se nos EUA e Europa, que mudam-se para a capital argentina. Na cidade, suas aposentadorias rendem mais do que nos países de origem. Além disso, encontram imóveis baratos para instalar-se.

Publicidade

Os gays portenhos, com seu satírico humor, indicam que a cidade sempre fora gay-friendly, mas ninguém havia percebido: "temos um monumento, o Obelisco, que é uma exaltação fálica de 67 metros de altura...e além disso, é só ver que o palácio presidencial é a Casa Rosada!".

PROGRAMA

Del 9 de noviembre al 21 de Diciembre - Muestra de la artista plástica Gabriela Perez "Identidades afroargentinas" arte afroargentina en la Embajada de Brasil. Lugar: Foyer de la Embajada de Brasil, Cerrito 1350 Ciudad Autónoma de Buenos Aires

Sábado 14 de noviembre - 15 hs. Afro Reggae: taller gratuito de percusión y charla sobre trabajo social con cultura afro en barrios suburbanos de Río de Janeiro (se pide llevar instrumento, cupo limitado - inscripción avisos@revistaquilombo.com.ar) / 17 hs. Historia de la invisibilización afro en las puertas del Bicentenario / 18 hs. "Visibles", proyección de imágenes sobre la historia de los afrodescendientes. Lugar: Casa de la música, México 564 Ciudad Autónoma de Buenos Aires

Domingo 15 de noviembre - 14.30 hs. Ceremonia de tambores: desde 9 de Julio y Av. de Mayo, llegando a Plaza de Mayo, desfilan: Ala afroargentina: La Chilinga, Ala afrobrasilera: Me leva que eu vou, Ala afroboliviana: Caporales, Ala murgas: Pasión Quemera e Inevitables de Flores, Ala afrouruguaya: La Candela de San Telmo, Ala africana: Tambores de Senegal, Ala afroperuana: Estampas Peruanas y Ala religión: Mayoral (música y danza de orixás) / 18 hs. Plaza de Mayo presentación de escenario de los grupos: Ariel Prat y Afro Reggae.

Publicidade

E de brinde, para este fim de semana...

Como subir uma escada? Ahá! Don Julio Cortázar (1914-84)explica: http://blogs.lanacion.com.ar/amiano/varios/cortazar-lee-mas-sobre-escaleras/

E uma pérola: um dueto entre Astor Piazzolla e Aníbal Troilo: http://www.youtube.com/watch?v=pPHflQeHCyg&NR=1&feature=fvwp

Bom fim de semana a todos!!! Abraços, Ariel

................................................................... Comentários racistas, chauvinistas, sexistas ou que coloquem a sociedade de um país como superior a de outro país, não serão publicados. Tampouco serão publicados ataques pessoais entre leitores nem ocuparemos espaço com observações ortográficas relativas aos comentários dos participantes. Além disso, não publicaremos palavras ou expressões de baixo calão (a não ser por questões etimológicas, como back ground antropológico).

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.