PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Os Hermanos

Pacata província provoca pandemônio político

Encravada no sopé da Cordilheira dos Andes, a pacata província de Catamarca não despertava o interesse da mídia e da classe política argentina há mais de uma década e meia, quando o filho de um caudilho local estuprou e assassinou uma adolescente (o denominado "Crime de Maria Soledad"). Mas, nos últimos dias, a província voltou a ser o foco das atenções de todo o país por causa das eleições para a renovação de metade dos integrantes da Assembleia Legislativa local, cinco dezenas de vereadores e um prefeito.

Por arielpalacios
Atualização:

Era uma eleição sem transcendência, já que ali só votavam 243 mil pessoas, o equivalente a 0,8% do total do eleitorado argentino. Além disso, os postos em disputa não iam além da esfera provincial. Mas, o embate realizado neste domingo envolveu as principais figuras políticas do país. E o resultado desse confronto está causando um pandemônio nas fileiras do governo.

PUBLICIDADE

Catamarca foi o ringue de uma disputa na qual o denominado "casal presidencial", isto é, o ex-presidente Néstor Kirchner e sua esposa, sucessora e atual presidente Cristina Kirchner, confrontou-se com Julio Cobos, o rebelde vice-presidente da República (ex-"mosquinha morta", o vice desponta como representantes de um dos pólos opositores ao governo...o próprio governo que ele integra).

Os candidatos kirchneristas conseguiram 33% dos votos catamarquenhos. Os candidatos de Cobos venceram com 42%.

Leitura da jornada: Os Kirchners - apesar de terem mobilizado o aparato do Estado argentino (com farta distribuição de dinheiro cash para os eleitores, geladeiras e até computadores) - sofreram uma dura derrota no primeiro teste eleitoral de 2009. Equivale a começar com o pé esquerdo este ano no qual serão realizadas as decisivas eleições parlamentares de outubro.

'PIANTA-VOTOS' - No fim da tarde, uma pesquisa realizada pelo jornal "Clarín" indicava que 84,3% dos internautas acreditavam que a derrota do kirchnerismo em Catamarca pode repertir-se nas eleições parlamentares nacionais de outubro.

Publicidade

O cenário está complicado para os Kirchners. Desde o início do ano o governo - por causa de uma acelerada fuga de aliados - perdeu a hegemonia na Câmara de Deputados e está a apenas um senador de ficar sem a maioria no Senado.

Em diversas províncias governadas por aliados kirchneristas lideranças políticas começavam a avaliar que não será conveniente que Kirchner - ou Cristina - apareçam muito por suas bandas. De forma acelerada, o casal está ficando com fama de "pianta-votos"(afugenta-votos).

DE 'MOSQUINHA MORTA' A SUPER-STAR - Cobos tornou-se um nome que não é conveniente pronunciar na frente dos suscetíveis Kirchners. O vice, em julho, derrubou no Senado, graças a seu voto de Minerva (ele também é presidente da Câmara Alta), a lei de "impostaço agrário" que sua chefe pretendia implementar. Para irritação dos Kirchners, esta atitude proporcionou ao low profile vice-presidente uma disparada em sua popularidade.

Cobos passou de ser um ignoto vice a um superstar da política, com direito a camisetas e canecas com frases suas. Além disso, tornou-se o símbolo de rebeldia anti-kirchnerista. Atualmente a imagem positiva de Cobos duplica (e quase triplica, segundo algumas pesquisas) a dos Kirchners.

Resultado da crescente popularidade do vice (enquanto a dos Kirchners declinava aceleradamente): o governo impôs um duro isolamento político ao vice-presidente. Cobos é cortado das imagens do estatal canal 7, e até complicam suas viagens (impedem suas viagens nos boeings da frota presidencial e só lhe deixam usar teco-tecos....vale a pena lembrar que esses aparelhos não possuem banheiro). A presidente Cristina não se reúne com ele desde a derrota do "impostaço agrário". Se encontra o vice em algum evento oficial, só o cumprimenta de forma protocolar, para logo em seguida, lhe virar a cara.

Publicidade

PUBLICIDADE

A derrota do governo em Catamarca indicou à Oposição que os Kirchners podem ser derrotados, apesar do aparato estatal.

CATAMARCA TEM LONDRES - Se existe um Paris, Texas - e uma Nova Iorque, Maranhão, porque não um Londres, Catamarca? "Londres de Nueva Inglaterra", a segunda cidade fundada na Argentina - em 1558 (a primeira foi Santiago del Estero)- está no centro-oeste catamarquenho. Seu peculiar nome foi uma homenagem à rainha Maria Tudor da Inglaterra, casada com o rei Felipe Habsburgo, da Espanha, país que havia começado a colonizar a Argentina poucos anos antes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.