Foto do(a) blog

Os Hermanos

Primeiro-cavalheiro usa estrutura do governo para fazer campanha

Cristina governa, Néstor tem o poder (foto da presidência da República Argentina, no dia da posse de Cristina. El Pingüino não larga o bastão presidencial, que deveria passar à esposa)

PUBLICIDADE

Por arielpalacios
Atualização:

O ex-presidente Néstor Kirchner (2003-2007) pode considerar-se um "primeiro-cavalheiro" afortunado. Casado com sua sucessora, a presidente Cristina Kirchner, "El Pingüino" (O Pinguim), como é chamado popularmente - embora não possua cargo algum no governo da esposa - utiliza constantemente a estrutura da presidência da República para fazer sua própria campanha eleitoral.

PUBLICIDADE

Kirchner encabeçará a lista de candidatos a deputados da Frente pela Vitória, uma sublegenda do governista Partido Peronista (Justicialista).

O advogado Ricardo Monner Sans - famoso por ter alertado para diversos casos de corrupção de presidentes (desde Carlos Menem até Fernando De la Rúa), denunciou o ex-presidente Kirchner na Justiça por "uso indevido de bens públicos".

"Notícias", a principal revista de informação semana do país, denunciou que o esposo da presidente já gastou US$ 12,7 milhões em sua campanha (que ainda não começou oficialmente). O tradicional jornal "La Nación" também alertou sobre o uso indevido dos fundos do Estado por parte do ex-presidente.

A "Notícias" estampou uma foto de Kirchner descendo do helicóptero presidencial, acompanhado pelo Ministro do Interior, Florencio Randazzo. A foto, que foi removida há dias do próprio site da presidência da República, indica que o ex-presidente faz uso não só dos meios de transporte do governo, como também utiliza os ministros da própria esposa para ajudá-lo na campanha. Segundo a revista, Kirchner utiliza atualmente 30 funcionários de sua esposa para organizar seus comícios.

Publicidade

Os comícios do ex-presidente são filmados pela produtora costumeiramente utilizada pela presidente Cristina, que tem o sugestivo nome de "La Corte" (A Corte). Os comícios de Kirchner são transmitidos pelo canal 7, a emissora estatal. Segundo o Centro de Implementação de Políticas Públicas para a Equidade e Crescimento (Cippec), este uso da televisão é "injustificável".

Além do helicóptero da esposa-presidente, Kirchner já usou o helicóptero da Gendarmería (corpo especial das forças de segurança) destinado para o transporte de pessoas doentes. Recentemente realizou comícios na província de Jujuy, para onde viajou em um Lear Jet da presidência. Ocasionalmente também usa o helicóptero do governo da província de Buenos Aires (o governador bonaerense é seu ex-vice-presidente, Daniel Scioli).

Além disso, Kirchner aproveita os analistas de opinião pública pagos pelo governo para fazer suas próprias pesquisas sobre sua popularidade. Até os taquígrafos da presidência não escapam dos pedidos de Kirchner para anotar seus discursos, posteriormente reenviados à mídia e políticos aliados por intermédio de mails da Casa Rosada, o palácio presidencial.

Kirchner apresentaria sua candidatura de forma oficial nesta semana, dia 14, no Teatro Argentino, na cidade de La Plata, capital da província de Buenos Aires.

Em 2007 a então primeira-dama e senadora Cristina Kirchner também usou intensamente a máquina do Estado argentino (quando o atual 'primeiro-cavalheiro' era presidente) para fazer sua campanha presidencial.

Publicidade

Nos anos 90, o então presidente Carlos Menem (1989-99) usava a estrutura do Estado para festas e viagens de amigos. Em 1997, sua filha, Zulemita Menem, utilizou o avião presidencial, o Tango 01, para transportar o bolo de aniversário do pai. Nos 1.153 quilômetros que separam Buenos Aires de La Rioja, província natal de Menem, os únicos passageiros foram Zulemita e o bolo.

PUBLICIDADE

LEITURA ADICIONAL Para aqueles que quiserem ler mais sobre as eleições parlamentares argentinas de junho, podem ver a matéria que publiquei neste domingo no jornal. O link: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090510/not_imp368369,0.php

Nesta segunda-feira saiu outra matéria no jornal sobre as eleições. Esta trata sobre como a crise econômica pode provocar uma perda de eleitorado para o casal Kirchner. O link: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090511/not_imp368760,0.php

Outra opção é ler no La Nación este artigo (publicado neste domingo), que explica como está a situação política na província de Buenos Aires (que concentra 38% do eleitorado de todo o país). O link: http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1126584&pid=6408207&toi=6256

E este outro link do jornal "Crítica", também sobre as eleições: http://www.criticadigital.com/index.php?secc=nota&nid=23066

Publicidade

.............................................

Comentários racistas, chauvinistas, sexistas ou que coloquem a sociedade de um país como superior a de outro país, não serão publicados. Tampouco serão publicados ataques pessoais entre leitores nem ocuparemos espaço com observações ortográficas relativas aos comentários dos participantes. Além disso, não publicaremos palavras ou expressões de baixo calão (a não ser por questões etimológicas, como back ground antropológico) E, acima de tudo, serão cortadas frases de comentaristas que façam apologia do delito.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.