PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Os Hermanos

Hit parade da necro-política local: Seis décadas de "suicidados" argentinos

Por arielpalacios
Atualização:

Revista estampa imagem de Juan Duarte comunicando o falecimento do cunhado do presidente Perón. O primeiro grande caso dos peculiares "suicidados" argentinos.

PUBLICIDADE

No entanto, a letra da carta era radicalmente diferente à grafia de Duarte (em um P.S. o autor da carta pedia "Perdão pela letra"). De quebra, a arma caída ao lado de seu corpo era calibre 38. Mas o buraco gerado pelo disparo (e a bala encontrada dentro do crânio) era calibre 45.

A falta de profissionalismo dos assassinos nativos para simular suicídios persistiu ao longo das décadas. No dia 25 de agosto de 1998 a diarista do capitão-de-navio da reserva Horacio Pedro Estrada tentou abrir a porta do apartamento de seu patrão para mais um dia de limpeza. Mas, estava fechada com chave, por dentro. Ali dentro estava o cadáver de seu patrão. O revólver estava na mão esquerda de Estrada. Mas ele era destro, e não canhoto. O tiro era na nuca.

Estrada estava prestes a prestar depoimento pela trama do escândalo de vendas ilegal de armas da Argentina ao Equador e a Croácia organizada pelo presidente Carlos Menem, que consistiu no envio ilegal ao território croata de 6.500 toneladas de armas e munições.

Um ano depois a principal testemunha do caso de corrupção IBM-Banco Nación, Marcelo Cattáneo apareceu morto. Segundo o governo Menem, havia sido um "suicídio". Cattaneo era suspeito de ter sido o "distribuidor" dos US$ 21 milhões de subornos do caso.

Publicidade

Convocado para prestar depoimento na Justiça, dizia aos parentes que sentia-se um bode expiatório e afirmava que queria "contar tudo" o que sabia. No entanto, nunca chegou a "contar tudo". Desapareceu no dia 1 de outubro de 1998. Reapareceu no dia 4. Mas, em outro estado.

Segundo a Polícia, deixou o carro, caminhou 40 quarteirões, escalou um muro, subiu por uma torre metálica, armou um laço de náilon com um nó simples (e não de forca, que desliza) e pulou da torre. Antes de saltar colocou os óculos escuros (era de noite) e, dentro da boca, um recorte do jornal "La Nación", de três dias antes, falando sobre seu desaparecimento.

 

Em 2009 "Os Hermanos" recebeu o prêmio de melhor blog do Estadão (prêmio compartilhado com o blogueiro Gustavo Chacra). Em 2013 publicou "Os Argentinos", pela Editora Contexto, uma espécie de "manual" sobre a Argentina. Em 2014, em parceria com Guga Chacra, escreveu "Os Hermanos e Nós", livro sobre o futebol argentino e os mitos da "rivalidade" Brasil-Argentina.

No mesmo ano recebeu o Prêmio Comunique-se de melhor correspondente brasileiro de mídia impressa no exterior.

 
 

E, the last but not the least, siga @EstadaoInter, o Twitter da editoria de Internacional do Estadão.

Publicidade

 
 

Comentários racistas, chauvinistas, sexistas, xenófobos ou que coloquem a sociedade de um país como superior a de outro país, não serão publicados. Tampouco serão publicados ataques pessoais aos envolvidos na preparação do blog (sequer ataques entre os leitores) nem ocuparemos espaço com observações ortográficas relativas aos comentários dos participantes. Propaganda eleitoral (ou político-partidária) e publicidade religiosa também serão eliminadas dos comentários. Não é permitido postar links de vídeos. Os comentários que não tiverem qualquer relação com o conteúdo da postagem serão eliminados. Além disso, não publicaremos palavras chulas ou expressões de baixo calão (a não ser por questões etimológicas, como background antropológico).

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.