PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Os Hermanos

Um cruzador Classe Portland anual de dejetos caninos nas ruas de Buenos Aires

Por arielpalacios
Atualização:

Ilustração acima mostra um cruzador americano da Segunda Guerra Mundial, da Classe Portland. Seu peso em toneladas era quase equivalente ao peso do esterco canino deixado a cada ano (ou "bombardeado") nas ruas da cidade de Buenos Aires.

PUBLICIDADE

O volume de esterco canino bombardeado diariamente nas artérias portenhas equivalea 2,85 quilos por quarteirão.

Segundo as estimativas da prefeitura de Buenos Aires existem na cidade 450 mil cães, o equivalente a um cachorro para cada seis habitantes da cidade.

Embora seja obrigatória para os donos dos cães a limpeza da matéria fecal que fica em via pública, a maioria das pessoas - entre elas, os "passeadores de cachorros" (pessoas contratadas para levar os cachorros a um passeio diário nas ruas) - não cumpre a norma e deixam em via pública esses depoimentos viscerais caninos.

Passeadores de cachorros são um clássico da paisagem portenha. Paixão dos habitantes pelos canis lupus familiares é uma marca portenha.

Publicidade

As autoridades alertaram para o perigo de doenças que podem surgir decorrentes de pelo menos um terço dos excrementos dos "melhores amigos do homem" nas ruas de Buenos Aires.

Paradoxalmente, a maior falta de higiene ocorre no elegante bairro da Recoleta e em diversas áreas do bairro de Palermo, considerado o "point" fashion da capital argentina,onde os resultados das vísceras caninas são mais ostensivos do que nos outros bairros da cidade.

As multas para as pessoas que não recolhem as fezes de seus cachorros em Buenos Aires não acompanham a inflação, pois estão há três anos paradas em um valor equivalente a US$ 57, muito abaixo de cidades como Nova York, onde a multa é de US$ 200.

O governo tenta driblar o problema das fezes caninas com instalação de áreas para cachorros em parques e praças. O atual prefeito, Mauricio Macri, já instalou 25 setores destinados ao lazer canino - com o simultâneo uso de banheiro ao ar livre - desde 2007. O plano do governo municipal, reeleito em julho passado, é o de instalar outras 15 áreas para cães.

Dois cruzadores da Classe Portland (o mesmo navio fotocopiado, o "Indianapolis"): essa era a média de dejetos caninos na via pública em B.Aires há meia década. De lá para cá houve uma redução da "corrida armamentista"...

Publicidade

Gradual, mas lentamente, a consciência sobre a necessidade de limpeza dos dejetos caninos cresce nos corações e mentes (e sola dos sapatos) dos portenhos: há meia década os cães da cidade deixavam nas ruas, por ano, quase o equivalente a dois cruzadores da Classe Portland.

De Queóps à Recoleta: passeadores de cães egípcios do ano 3.000 a.C.

 

Em 2009 "Os Hermanos" recebeu o prêmio de melhor blog do Estadão (prêmio compartilhado com o blogueiro Gustavo Chacra).

 
 

Publicidade

E, the last but not the least, siga o @inter_estadão, o Twitter da editoria de Internacional do estadão.com.br .

Publicidade

Conheça também os blogs da equipe de Internacional do portal - correspondentes, colunistas e repórteres. 

 

 

 

 ......................................................................................................................................................................Comentários racistas, chauvinistas, sexistas, xenófobos ou que coloquem a sociedade de um país como superior a de outro país, não serão publicados. Tampouco serão publicados ataques pessoais aos envolvidos na preparação do blog (sequer ataques entre os leitores) nem ocuparemos espaço com observações ortográficas relativas aos comentários dos participantes. Propaganda eleitoral (ou político-partidária) e publicidade religiosa também serão eliminadas dos comentários. Os comentários que não tiverem qualquer relação com o conteúdo da postagem serão eliminados. Além disso, não publicaremos palavras chulas ou expressões de baixo calão (a não ser por questões etimológicas, como background antropológico).

 
 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.