PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Os Hermanos

Vinho adquire status de "bebida nacional" na Argentina

Por arielpalacios
Atualização:

Taça de torrontés da adega Colomé, na província de Salta (foto de Ariel Palacios)

PUBLICIDADE

A Argentina é quinto maior produtor mundial de vinho, com 1,375 bilhão de litros. Além disso, é o sétimo maior exportador, com 230 milhões de litros. "Só não exportamos mais porque temos um mercado interno muito poderoso", disse a presidente Cristina. Entre os cinco principais mercados de exportação estão os Estados Unidos, Canadá, Brasil, Grã-Bretanha e Holanda.

O país está no nono lugar em superfície cultivada, com 228 mil hectares. A produção vinícola está concentrada nas províncias de Mendoza, San Juan, Salta, La Rioja, Catamarca, Neuquén e Río Negro. O setor emprega 400 mil pessoas de forma direta e indireta.

No total, existem 400 adegas argentinas disputam o mercado para colocar 3.500 marcas.

Nos primeiros dez meses deste ano as vendas de vinho foram de US$ 2,63 bilhões.

Publicidade

O ministro da Agricultura, Julián Domínguez, afirmou que o volume comercializado neste ano foi de 1,3 bilhão de litros. Do total, 77% foi vendido no mercado interno, enquanto que 23% foi exportado.

AUGE DO MALBEC - No quesito consumo de vinho a Argentina está no sétimo posto no ranking mundial. Em média cada argentino bebe 26,7 litros anuais, segundo dados do Instituto Nacional de Vinícolas. O volume registra uma queda em comparação com o ano 2000, quando os argentinos bebiam 37,7 litros per capita. "Menos, mas melhor qualidade" afirmam os donos das adegas.

Nos últimos anos cresceu a preferência pelos tintos, que passaram de 71% das vendas no mercado interno em 2004 para 77% do total neste ano, segundo uma pesquisa da consultoria CCR elaborada para o Fundo Vinícola. Entre os tintos, as preferências dos argentinos focalizou-se no Malbec e no Cabernet Sauvignon.

A venda dos Malbec disparou em 122% em volume entre 2004 e 2010. Atualmente esta uva representa 21,6% do total de litros de vinho tinto. Há seis anos representava 10,4% do consumo argentino.

O Cabernet Sauvignon está nos calcanhares do Malbec, pois passou no mesmo período de 11,7% para 18%.

Publicidade

A cômica campanha para o consumo do vinho de 2008, aqui

... e aqui.

E esta publicidad dos vinhos Hereford, um spot com um inesperado desfecho, aqui.

Outro, em tom de humor, do vinho Toro, aqui.

E para encerrar, uma tirinha de Quino, com o preguiçoso Felipe. Bom fim de semana a todos!

Publicidade

 

Em 2009 "Os Hermanos" recebeu o prêmio de melhor blog do Estadão (prêmio compartilhado com o blogueiro Gustavo Chacra).

 
 

Publicidade

..................................................................................................................................................Comentários racistas, chauvinistas, sexistas, xenófobos ou que coloquem a sociedade de um país como superior a de outro país, não serão publicados. Tampouco serão publicados ataques pessoais aos envolvidos na preparação do blog (sequer ataques entre os leitores) nem ocuparemos espaço com observações ortográficas relativas aos comentários dos participantes. Propaganda eleitoral (ou partidária) e publicidade religiosa também serão eliminadas dos comentários. Os comentários que não tiverem qualquer relação com o conteúdo da postagem serão eliminados. Além disso, não publicaremos palavras chulas ou expressões de baixo calão (a não ser por questões etimológicas, como background antropológico).

.................................................................................................................................................

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.