PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Mundo em Desalinho

A paranoia de Pequim mira as bolas de pingue-pongue

A paranoia dos líderes de Pequim com a segurança durante o congresso marcado para a próxima semana atingiu patamares risíveis: os mais recentes aparatos potencialmente subversivos são bolas de pingue-pongue ou balões, que podem ser usadas por inimigos do Estado para disseminar mensagens "reacionárias". Para evitar que isso ocorra, motoristas de táxis foram conclamados a considerar suspeitos passageiros que carreguem "qualquer tipo de bola", segundo reprodução da orientação enviada às empresas de acordo com posts colocados no twitter.

Por claudiatrevisan
Atualização:

Na eventualidade de os clientes terem outros métodos de propagação de "mensagens reacionárias", os motoristas devem impedir que elas deixem o veículo, que deverá estar com portas trancadas e janelas fechadas. Os taxistas terão que ativar os botões de segurança que retiram dos passageiros o controle sobre esses dispositivos. Os que têm carros desprovidos de vidros elétricos devem remover as manivelas fixadas às portas. "Fique atento a passageiros que pretendam espalhar mensagens com balões que tenham slogans ou bolas de pingue-pongue que tragam mensagens reacionárias", diz o memorando distribuído aos taxistas, que batizou a política de "disseminação zero".

PUBLICIDADE

Os motoristas também foram ordenados a checar periodicamente o interior e o exterior de seus carros para se certificar de que "violadores da lei" não tenham deixado ou afixado "mensagens reacionárias".

A internet é outra vítima da paranoia do Partido Comunista. A censura se intensificou nos últimos dias e a velocidade de navegação se reduziu a passos de tartaruga. Sites como o gmail.com estavam inacessíveis ontem sem o uso de VPN _ou Virtual Private Network, o mecanismo que permite que os internautas escapem do bloqueio dos censores chineses. Que preguiça...

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.