PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Mundo em Desalinho

Democracia e eleições com 'características chinesas'

"Esta é uma eleição do Partido Comunista e não uma eleição americana". A frase foi dita por um policial na semana passada no momento em que ele comandava a prisão de Liu Ping, desempregada e candidata independente ao Conselho de Representantes de sua cidade, na província de Jiangxi. Seu crime foi fazer campanha durante a eleição, algo absolutamente banal em vários lugares do mundo, mas inconcebível na "democracia com características chinesas". Liu foi carregada pelos policiais e teve sua casa vasculhada.

Por claudiatrevisan
Atualização:

Advogados chineses ressaltaram que não há nada na legislação do país que proíba candidatos de divulgarem seus nomes e propostas, mas o que menos conta quando os interesses do Partido Comunista estão em xeque é o que diz a lei.

PUBLICIDADE

A infeliz frase do policial se transformou de maneira instantânea em um hit da versão chinesa do Twitter, que é bloqueado no país. Chamada de Weibo (microblog), a ferramenta do site Sina tem 140 milhões de usuários registrados e, apesar da censura, se transformou em um importante canal de denúncia contra abusos de poder por autoridades desde que foi criado, em 2009.

É claro que o Weibo também está sujeito aos limites oficiais, o que se reflete no fato de que a frase "Esta é uma eleição do Partido Comunista e não uma eleição americana" foi deletada pelos censores e não podia mais ser encontrada ontem. Mas o nome "Liu Ping" continuava popular e havia se transformado em um símbolo da defesa dos direitos de voto dos cidadãos.

Contra todas as evidências, os líderes chineses repetem com frequência que seu país é uma democracia, diferente da ocidental, mas uma democracia. Entre os argumentos que utilizam estão os de que existem outros partidos além do Comunista (dos quais ninguém nunca ouve falar) e que há eleições para todos os órgãos de base da sociedade (realizadas em circunstâncias que restringem a liberdade de escolha dos eleitores, como os fatos recentes demonstram).

A mensagem implícita em "Esta é uma eleição do Partido Comunista e não uma eleição americana" é a de que nenhum resultado que contrarie os interesses dos ocupantes do poder é admissível. Os eleitores não precisam saber em quem estão votando, não há apresentação de propostas e tudo é absolutamente controlado pelo governo, que na China se confunde com o Partido. No fim, são "eleitos" aqueles previamente escolhidos pelos comunistas, que deixam mais uma vez clara sua falta de disposição para afrouxar o controle sobre o sistema político chinês.

Publicidade

Quanto a Liu Ping, ela continuava presa ontem, sob a suspeita de "esconder material de propaganda perigoso", supostamente o mesmo que ela distribuía abertamente na porta do supermercado onde foi detida. A polícia revistou sua casa, confiscou o material "perigoso" e dois celulares. A eletricidade e a conexão de internet do local foram cortados.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.