Foto do(a) blog

Mundo em Desalinho

Festivais de rock com características chinesas

Sem atividades relacionadas ao Dia do Trabalho, o 1º de Maio acabou se transformando na época dos festivais de música na China. Em vez de operários celebrando o socialismo em praça pública, a data é marcada por milhares de jovens esparramados no gramado de parques para escutar bandas de rock, a maior parte das quais chinesas. Apesar de mais comportados que Woodstock, os festivais têm aquele ar festivo e de liberdade que caracteriza grandes reuniões de estudantes em quase todo o mundo _claro, desde que ninguém grite "abaixo o governo" ou "viva o dalai lama".

PUBLICIDADE

Por claudiatrevisan
Atualização:

Só em Pequim, há dois grandes eventos musicais, que se estendem por três ou quatro dias. O mais tradicional deles é o MIDI, que começou de maneira acanhada no fim dos anos 90 e alcançou celebridade e o grande público a partir de 2004. Em 2008, o festival teve que se transferido de maio para outubro, em razão das medidas de segurança adotadas pelo governo para a Olimpíada de Pequim, realizada em agosto.

No ano passado, os organizadores decidiram levar o festival a outra cidade e o evento acabou não sendo realizado em nenhum lugar, o que abriu espaço para o surgimento do Strawberry Festival, uma versão mais indie que o MIDI. Neste ano, os dois festivais voltaram e ambos atraíram milhares de jovens no súbito calor de Pequim. Aí vão algumas fotos do Strawberry:

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.