Foto do(a) blog

Mundo em Desalinho

Mudança no câmbio chinês será lenta e gradual

A China emitiu nos últimos três dias sinais de que poderá permitir em breve a valorização do yuan em relação ao dólar, abandonando a cotação fixa que vigora há quase dois anos. Mas qualquer movimento será tímido e gradual. O assunto foi discutido hoje em reunião entre o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, e o vice-primeiro-ministro chinês Wang Qishan, responsáveis pelo Diálogo Estratégico Econômico entre os dois países. Geithner fez uma escala em Pequim na viagem de volta da Índia, onde estava em visita oficial.

PUBLICIDADE

Por claudiatrevisan
Atualização:

A expectativa de mudança cambial levou os contratos futuros de yuan com prazo de 12 meses ao maior nível em 11 semanas. O valor projetado atingiu 6,6395 yuans por US$ 1,00, o que significa uma valorização de 2,9% em relação ao patamar atual.

PUBLICIDADE

A apreciação de 2,9% em um ano está bem distante do pelo menos 25% de apreciação que muitos congressistas norte-americanos consideram necessários para neutralizar o que consideram como vantagem indevida da China no comércio internacional.

Na terça-feira, o vice-diretor do Centro de Pesquisa em Desenvolvimento do Conselho de Estado, Ba Shusong, afirmou que a vinculação ao dólar em um patamar fixo foi uma medida transitória para enfrentar a crise financeira global e que o movimento de apreciação gradual seria retomado.

Segundo declarações de Ba divulgadas pelo Financial Times, as autoridades de Pequim deverão ampliar a banda na qual a moeda pode flutuar e permitir a sua apreciação lentamente. A China mudou seu regime de câmbio fixo em julho de 2005 e permitiu que o yuan valorizasse 20% em relação ao dólar até meados de 2008, quando interrompeu o movimento em razão da crise financeira global.

O primeiro indício de que a China pode estar pronta para mexer novamente no valor da moeda foi a decisão do Departamento do Tesouro norte-americano de adiar a divulgação de relatório que poderia classificar o país asiático de "manipulador do câmbio" _o que permitiria a imposição de barreiras na importação de produtos chineses para compensar a vantagem cambial.

Publicidade

O documento seria divulgado dia 15 de abril e o adiamento foi anunciado por Geithner no sábado, dois dias depois de os presidentes Barack Obama e Hu Jintao conversarem ao telefone durante uma hora. O recuo abriu caminho para Pequim manter as aparências e agir sem parecer que está cedendo à pressão externa, algo extremamente valorizado pelos dirigentes locais.

Geithner foi mais longe na terça-feira e declarou em entrevista a uma emissora de TV indiana que a decisão sobre a moeda é uma "escolha da China". O secretário norte-americano ressaltou que a adoção de um regime de câmbio mais flexível atende aos próprios interesses do país asiático.

O adiamento da divulgação do relatório foi precedido da confirmação da presença de Hu Jintao na cúpula sobre segurança nuclear convocada por Obama para a próxima semana. Os dois presidentes terão encontro bilateral paralelo ao evento, no qual o norte-americano pretende levantar a questão da cotação do yuan.

"A administração vai continuara a pressionar a China a (...) definir o valor de sua moeda de uma maneira que seja mais baseada no mercado", disse o secretário de imprensa da Casa Branca, Robert Gibbs nesta semana.

A maioria dos analistas espera que a China retome o movimento de apreciação do yuan em meados do ano, mas ninguém aposta em uma valorização expressiva no curto prazo. As previsões variam entre 4% e 6% até o fim de 2010. É pouco provável que uma apreciação nesse patamar neutralize as pressões dos congressistas norte-americanos para que o Tesouro tome providências em relação ao que consideram uma manipulação do câmbio para obtenção de vantagens comerciais, o que pode reacender o conflito entre os dois países.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.