PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Mundo em Desalinho

Na véspera da Copa, mundo vê Brasil de maneira positiva

Apesar da onda de pessimismo que tomou conta de seus habitantes na véspera da Copa do Mundo, o Brasil é visto de maneira positiva pela maioria dos moradores de 24 países, segundo pesquisa do Pew Research Institute divulgada nesta terça-feira. Os mais simpáticos ao país estão na América Latina, onde o Chile lidera o ranking, com 74% declarando ter opinião favorável ao Brasil.

Por claudiatrevisan
Atualização:

O instituto realizou o levantamento em 37 países, dentro de seu projeto Global Attitudes. Desses, apenas três têm visão mais negativa do que positiva do Brasil: Jordânia (com 70% desfavoráveis e 30% favoráveis), Turquia (65% a 20%) e Egito (64% a 35%). Em outros seis, as posições positivas superam as negativas, mas não ultrapassam os 50%. Em um, elas empatam. Na média dos 37 países, 54% dos entrevistados têm opinião favorável do Brasil e 25%, desfavorável. Os demais 21% não se manifestaram.

PUBLICIDADE

Em outro levantamento do Pew Institute divulgado na semana passada, 76% dos brasileiros disseram que seu país deveria ser mais respeitado no mundo do que atualmente é. Na mesma pesquisa, 38% dos entrevistados disseram que a realização da Copa do Mundo vai prejudicar a imagem do Brasil, enquanto 35% disseram que vai ajudar e 23% opinaram que o evento não terá impacto sobre a percepção do país.

Entre os parceiros do BRICS, só os russos tem uma posição claramente positiva do Brasil, com 63% -17% veem o país de maneira negativa e 20% não opinaram. Na China, há quase um empate: 43% declaram opinião favorável e 41%, desfavorável. Os restantes 16% não se manifestaram. De todos os pesquisados, a Índia é a que registra o maior grau de indiferença em relação ao Brasil: 52% disseram não ter posição sobre o país. Os restantes 48% se dividem rigorosamente ao meio, com 24% declarando opinião favorável e 24%, desfavorável.

Nos Estados Unidos, 51% veem o Brasil de maneira positiva e 26%, negativa -os demais 23% não opinaram. Depois do Chile, os países da América Latina com opinião mais favorável ao Brasil são Venezuela (67% a 24% desfavoráveis), Peru (66% a 16%), Nicarágua (59% a 14%), Colômbia (56% a 16%) e Argentina (56% a 19%). No caso dos argentinos, o resultado representa uma queda em relação ao ano passado, quando três quartos dos entrevistados manifestaram uma visão positiva do Brasil.

Na Europa, os franceses (66% a 33%) e os poloneses (62% a 16%) lideram o ranking dos que têm opinião mais favorável sobre o Brasil. Na Itália, 50% veem o país de maneira positiva e 40%, negativa. O resultado é um pouco melhor que os da Alemanha (49% a 35%) e Espanha (47% a 40%).

Publicidade

Coreia do Sul e Japão são os países da Ásia que veem o Brasil de maneira mais positiva, com 63% a 17% e 61% a 25%, respectivamente. O Oriente Médio é a região de opiniões mais contrastantes. Enquanto Jordânia, Turquia e Egito dão as piores resultados da pesquisa, Israel e Líbano expressam posições mais positivas do que negativas, com 59% a 31% e 54% a 36%, respectivamente. Apesar de o Brasil ser um dos principais defensores da criação de um Estado palestino independente, os palestinos não são grandes entusiastas do Brasil: 45% dizem ter uma visão positiva do país e 33%, negativa.

Entre os três países da África pesquisados, os moradores da Tanzânia têm a visão mais favorável do Brasil, com 61% a 15%, seguidos dos senegaleses (59% a 17%). Em Uganda, 48% declararam ter um visão positiva, contra 19% que disseram ver o Brasil de maneira negativa.

O levantamento também mostra que em 22 dos 37 países, a população de 18 a 29 anos têm opinião muito mais favorável do Brasil do que a faixa de 50 anos ou mais. As diferenças mais acentuadas estão na Inglaterra e no Vietnã, onde o percentual dos jovens que têm opinião positiva do país é de 71% e 77%, respectivamente. Entre os ingleses com 50 anos ou mais, o índice é de 38%. Entre os vietnamitas mais velhos, ele é de 44%.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.