Foto do(a) blog

Mundo em Desalinho

Torci pela Argentina

Torci pela Argentina. Sei que isso soa como uma heresia capaz de levar à excomunhão da brasilidade em tempos de Copa do Mundo. Sentei para ver o jogo disposta a desejar a vitória do México, mas me peguei gritando de entusiasmo no primeiro gol da Argentina _antes de saber que ele era irregular. Naquele momento, percebi que ainda carrego o vínculo com o país construído nos dois anos e meio em que vivi em Buenos Aires, como correspondente do Valor Econômico, de 2000 a 2002.

PUBLICIDADE

Por claudiatrevisan
Atualização:

Tenho um enorme carinho enorme pelos hermanos e estava em Buenos Aires quando a seleção da Argentina foi eliminada pela Suécia na Copa da Coreia do Sul e do Japão, em 2002. O país estava mergulhado na mais grave crise econômica e política de sua história e a derrota no futebol parecia confirmar o mau momento coletivo dos argentinos. A seleção de Batistuta e Caniggia havia chegado ao Mundial como uma das favoritas, o que deu um alento a nossos vizinhos em meio ao "corralito" e à desvalorização do peso, que colocou fim à ilusão da paridade com o dólar e deixou todos mais pobres.

PUBLICIDADE

Embalada pelo entusiasmo do país com a Copa, a Coca-Cola fez uma propaganda para a TV que funcionou como uma premonição ao contrário e se revelaria uma das grandes ironias daquele período. A peça se passava em uma casa na Suécia e uma criança aparecia sozinha na cozinha, de madrugada. Em seguida, o pai entrava e perguntava em sueco, com legendas em espanhol: "Que pasa hijo?". O filho, respondia "tengo miedo, papa" e olhava para uma revista na qual estava estampada em duas páginas a foto da seleção argentina, com seu uniforme celeste e branco. O pai sueco sucumbia: "Yo también, hijo". E aparecia a Coca-Cola. No fim, a Argentina foi eliminada em um jogo com a Suécia que a temia.

Em razão do fuso horário, a partida foi de madrugada e não consegui assisti-la. Mas quando acordei no dia seguinte, tive certeza de que a Argentina havia perdido antes mesmo de sair da cama. Buenos Aires estava muda. Eu não ouvia ônibus, vozes, carros, nada. Até os pássaros pareciam estar de luto. Quando sai à rua, todos estavam destroçados _o porteiro do meu prédio, o dono da banca de jornal, o garçons, o taxista. A derrota parecia ser a negação da única possibilidade de contentamento em meio à depressão coletiva decorrente da crise.

Acho que a memória da dor argentina naquela derrota também alimentou meu grito de gol azul e branco. Claro que ele deixará de existir na hipótese de a Argentina enfrentar o Brasil. Não entendo nada de futebol, mas pelo que vi nas duas partidas de hoje, los hermanos terão que transpirar muito para passar pelos alemães.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.