Redação Internacional
10 de junho de 2016 | 12h47
WASHINGTON – A batalha presidencial nos Estados Unidos entre os prováveis candidatos Hillary Clinton e Donald Trump ainda não começou oficialmente, mas no Twitter a disputa já foi iniciada.
Depois de receber o apoio do presidente Barack Obama na quinta-feira para sucedê-lo na Casa Branca, Hillary escreveu no Twitter que estava honrada pelo suporte e “animada e pronta”.
Trump, que fez uso extensivo da rede social durante sua campanha presidencial, aproveitou a oportunidade para responder. “Obama acabou de apoiar a desonesta Hillary. Ele quer mais quatro anos de Obama – mas ninguém mais quer!”.
Obama just endorsed Crooked Hillary. He wants four more years of Obama—but nobody else does!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 9, 2016
Hillary respondeu rapidamente: “Apague sua conta”, em um tuíte para seus mais de 6,7 milhões de seguidores. Em minutos, a frase tornou-se a mais popular de Hillary, com mais de 410 mil retuítes e 500 mil curtidas.
Delete your account. https://t.co/Oa92sncRQY
— Hillary Clinton (@HillaryClinton) June 9, 2016
Republicanos correram para ajudar seu provável candidato, atacando o uso da conta de e-mail pessoal de Hillary quando ela foi secretária de Estado. “Se alguém sabe como usar a tecla delete, é você”, escreveu o chairman do Comitê Republicano Nacional, Reince Priebus.
A ex-secretária de Estado disse repetidamente que escolheu “não manter” cerca de 30 mil e-mails que seus advogados consideraram pessoais, o que tem sido interpretado como se ela tivesse os apagado.
.@HillaryClinton If anyone knows how to use a delete key, it's you.
— Reince Priebus (@Reince) June 9, 2016
Mais tarde, Trump retomou a batalha e escreveu: “Quanto tempo sua equipe de 823 pessoas levou para pensar isso – e onde estão os 33 mil e-mails que você apagou?”. /Reuters
How long did it take your staff of 823 people to think that up--and where are your 33,000 emails that you deleted? https://t.co/gECLNtQizQ
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 9, 2016
Leia mais:
Vice-presidente dos EUA manifesta apoio à candidatura de Hillary à presidência do país
Obama anuncia apoio oficial a Hillary Clinton como candidata do Partido Democrata
Obama espera união de democratas em torno de Hillary Clinton
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.