Chefe da inteligência dos EUA apresenta carta de demissão

A renúncia de Clapper é a primeira de um funcionário de alto escalão da área de segurança do governo de Barack Obama após a vitória de Trump no dia 8

PUBLICIDADE

Por Redação Internacional
Atualização:

O Diretor Nacional de Inteligência dos Estados Unidos, James Clapper, anunciou nesta quinta-feira, 17, que apresentou sua carta de demissão.

Clapper, cuja função é coordenar o trabalho das 17 agências de inteligência - como a Agência Central de Inteligência (CIA) e a Agência de Segurança Nacional (NSA) -, apresentou sua renúncia depois de seis anos no cargo e enquanto o presidente eleito Donald Trump forma seu gabinete.

James Clapper durante audiência na Câmara. Foto: Al Drago/The New York Times

"Apresentei na noite passada minha carta de renúncia", explicou Clapper, um tenente-general das Forças Armadas, durante uma audiência da Comissão de Inteligência da Câmara dos Deputados.

Clapper acrescentou que, por isso, não estará disponível para trabalhar no dia em que o governo Trump assumir suas funções, no dia 20 de janeiro.

"Tenho ainda 64 dias de trabalho e sei que terei sérios problemas com minha mulher para qualquer coisa depois dessa data", comentou.

Publicidade

A renúncia de Clapper é a primeira de um funcionário de alto escalão da área de segurança do governo de Barack Obama após a vitória de Trump no dia 8. / Reuters e EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.