PUBLICIDADE

China pede aos EUA que não permitam delegação de Taiwan na posse de Trump

Porta-voz da chancelaria chinesa afirmou que país é contra a presença de taiwanses para que autoridades americanas 'não tenham qualquer contato oficial'

Por Redação Internacional
Atualização:

PEQUIM - A China solicitou nesta quarta-feira, 18, aos Estados Unidos que não permitam a presença de uma delegação taiwanesa na cerimônia de posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

Trump quebrou com décadas de precedentes em dezembro passado ao atender a uma ligação telefônica de cumprimentos da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, após vencer a eleição presidencial. Ele também disse que a política de "China única" está aberta a negociações.

 Foto:

PUBLICIDADE

Uma delegação taiwanesa, liderada pelo ex-premiê e ex-líder do partido governista Yu Shyi-kun, e incluindo um assessor de segurança nacional de Taiwan e alguns parlamentares, irá participar da posse na sexta-feira, informou nesta semana o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan. É comum que Taiwan envie uma delegação para posses presidenciais americanas.

Um porta-voz da presidente Tsai Ing-wen disse que não há encontros planejados com a nova administração de Trump enquanto a delegação taiwanesa estiver no país para o evento.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Hua Chunying disse que o país se opõe a Taiwan usar quaisquer desculpas para enviar pessoas aos Estados Unidos para se "engajar em atividades para intervir ou danificar relações entre China e EUA".

Publicidade

"Nós novamente pedimos às partes relevantes dos Estados Unidos para não permitirem que a autoridade de Taiwan envie a chamada delegação aos Estados Unidos para participar da posse presidencial, e não tenha qualquer forma de contato oficial com Taiwan", disse Hua a repórteres durante entrevista coletiva.

"A posição da China já foi dada precisa e inequivocamente à administração dos EUA e à equipe de Trump", acrescentou Hua. / REUTERS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.