Confira o discurso de Hillary Clinton na íntegra após o resultado das eleições

Confira o discurso de Hillary Clinton na íntegra após o resultado das eleições

Democrata parabeniza Trump e incentiva população a participar mais na política

Redação Internacional

09 de novembro de 2016 | 19h11

Hillary Clinton falou em público nesta quarta-feira (09) pela primeira vez após o resultado das eleições dos EUA, que elegeram Donald Trump presidente. Confira seu discurso na íntegra:

NEW YORK, NY - NOVEMBER 09: Former Secretary of State Hillary Clinton, accompanied by her husband former President Bill Clinton, pauses as she concedes the presidential election at the New Yorker Hotel on November 9, 2016 in New York City. Republican candidate Donald Trump won the 2016 presidential election in the early hours of the morning in a widely unforeseen upset. Justin Sullivan/Getty Images/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==

Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

“Obrigada, muito obrigada! Obrigada, meus amigos. Amo todos vocês também. Na noite passada, parabenizei Donald Trump e me ofereci para trabalhar com ele em prol do nosso país. Espero que ele seja um bom presidente para todos os americanos. Este não é o resultado que gostaríamos e pelo qual tanto lutamos. Me desculpem por não termos vencido esta eleição pelos valores e visões que compartilhamos, mas me sinto orgulhosa e grata por esta linda campanha que construímos juntos. Esta campanha enorme, diversificada, criativa e energizada. Vocês representam o melhor da América e ser sua candidata foi uma das maiores honras de minha vida.

Eu sei o quão desapontados vocês se sentem, porque eu me sinto assim também. Assim como milhares de americanos que investiram seus sonhos e esperanças nestes esforços. Isso é doloroso e será doloroso por um longo tempo, mas eu quero que vocês se lembrem: nossa campanha nunca foi sobre uma pessoa ou uma eleição. Foi sobre o País que nós amamos e sobre construir uma América que é cheia de esperança, inclusiva e de coração aberto.

Nós vimos que nossa nação está mais dividida do que pensávamos. Mas eu ainda acredito na América e sempre acreditarei. E se vocês acreditam, vocês precisam aceitar este resultado e olhar para o futuro: Donald Trump será o nosso presidente. Nós devemos dá-lo a chance de liderar. Nossa democracia constitucional protege a transferência pacífica de poder e nós não apenas respeitamos isso como valorizamos. Também protege outras coisas: o poder da lei, o princípio de que todos somos iguais em direitos e dignidade; liberdade de expressão. Nós respeitamos e compartilhamos estes valores também e devemos defendê-los.

E permitam-me adicionar. Nossa democracia constitucional demanda nossa participação, não apenas de quatro em quatro anos, mas durante todo o tempo. Então vamos, aos fins de semana, nos esforçar para manter ativas as causas nas quais acreditamos: fazendo com que a economia funcione para todos e não apenas para os que estão no topo, protegendo nosso país e nosso planeta e quebrando todas as barreiras que impedem qualquer americano de alcançar seus sonhos.

Nós passamos um ano e meio unindo milhões de pessoas de cada canto do nosso país para dizer com uma voz na qual acreditamos. Que o sonho americano é grande o suficiente para todos. Para pessoas de todas as raças e religiões, para homens e mulheres, para imigrantes, para pessoas LGBT e pessoas portadoras de deficiência. Para todos.

Agora, nossa responsabilidade como cidadãos é continuar fazendo nossa parte, construindo uma América melhor e mais forte. Eu sei que vocês vão fazer isso. Sou muito grata por estar junto com todos vocês. Eu gostaria de agradecer a Tim Kaine e Anne Holton por serem nossos parceiros nesta jornada. Foi uma alegria conhecê-los melhor e é reconfortante saber que Tim Kaine continuará na linha de frente de nossa democracia, representando Virgínia no Senado. Barack e Michelle Obama, nosso país os deve imensa gratidão. Nós os agradecemos por sua liderança determinada e gentil, que significaram tanto para muitos americanos e pessoas ao redor do mundo.

E Bill, Chelsea, Mark, Charlotte, Aiden, nossos irmãos e nossa família. Meu amor por vocês significa mais do que eu jamais posso expressar. Vocês atravessaram este País por mim e me alegraram quando eu mais precisei. Até mesmo o bebê Aiden, de meses, que viajou com sua mãe. Eu sempre serei grata a todos os homens e mulheres criativos, talentosos e dedicados dos nossos comitês no Brooklyn e ao redor do país.

Vocês se doaram de coração a esta campanha. Alguns de vocês são veteranos, outros participaram pela primeira vez em uma campanha. Saibam que vocês fizeram a melhor campanha que alguém poderia esperar ou querer.

E aos milhares de voluntários, líderes de comunidades, ativistas e sindicalistas que bateram de porta em porta, conversaram com vizinhos, postaram no Facebook – mesmo em publicações privadas. Eu quero que todos venham à tona e certifiquem-se de que suas vozes estão sendo ouvidas.

A todos que enviaram contribuições, mesmo que fossem US$ 5, e nos mantiveram na campanha. Muito obrigada, de todos nós. E aos jovens, em particular, espero que vocês ouçam isto. Eu passei toda a minha vida adulta, como Tim disse, lutando pelo que eu acreditava. Tive sucessos e algumas derrotas – algumas dolorosas. Muitos de vocês estão no começo de suas carreiras profissionais e políticas. Vocês também terão que dar alguns passos para trás. Esta perda é dolorosa. Mas, por favor, nunca parem de acreditar que lutar pelos seus direitos vale a pena. Vale a pena. Por isso, nós precisamos que vocês continuem esta luta hoje e pelo resto de suas vidas.

Candidata democrata à presidência dos EUA, Hillary Clinton faz campanha na Filadélfia (Foto: AFP PHOTO / Brendan Smialowski)

Candidata democrata à presidência dos EUA, Hillary Clinton faz campanha na Filadélfia (Foto: AFP PHOTO / Brendan Smialowski)

E a todas as mulheres, em especial as jovens, que colocaram sua fé nesta campanha e em mim: eu quero que saibam que nada me deixa mais orgulhosa do que ser sua vencedora. Eu sei que ainda não conseguimos quebrar a maior das barreiras, mas um dia alguém vai. E espero que seja antes do que possamos imaginar.

E a todas as garotinhas que estão assistindo a isto: nunca duvidem de que vocês têm valor, poder e merecem cada chance e oportunidade neste mundo para conquistar seus próprios sonhos.

Finalmente, sou muito grata pelo nosso país e por tudo o que ele me dá. Eu agradeço todos os dias por ser americana e acredito plenamente que se nos unirmos e trabalharmos juntos, com respeito por nossas diferenças, força em nossas convicções e amor por esta nação, nossos melhores dias estão por vir.

Porque acredito que somos mais fortes juntos e nós vamos mais longe juntos! E vocês nunca devem se arrepender de lutar por isso. E a bíblia nos diz: ‘E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.’

Então, meus amigos, vamos ter fé uns nos outros, não percamos o amor, pois há outras temporadas por vir e haverá mais trabalho a ser feito. Sou incrivelmente grata e honrada por ter tido esta chance de representar todos vocês nestas eleições. Que Deus os abençoe e que Deus abençoe a América.”

Tudo o que sabemos sobre:

discurso Hillary Clinton

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.