Delegados ainda têm esperança de ver Sanders candidato

Seguidores do senador esperam uma reviravolta durante a convenção democrata, apesar de Hillary ser favorita

PUBLICIDADE

Por Redação Internacional
Atualização:

Cláudia TrevisanEnviada Especial / Filadélfia, EUA

PUBLICIDADE

Werner Lange é um socialista que defende o fim do capitalismo global e ainda tem a esperança de que Bernie Sanders saia da convenção do Partido Democrata como o candidato da legenda à Casa Branca. Delegado do Estado de Ohio, ele disse que seguidores do senador tentarão convencer superdelegados a abandonar Hillary Clinton em favor do senador, que teria mais condições de derrotar Donald Trump.

"Ainda tenho esperança", disse ele ao Estado no estádio onde a convenção é realizada, na Filadélfia. Usando uma gravada estampada com o rosto de seu candidato e os dizerem "Bernie 2016", Lange não disse o que fará em novembro caso Hillary seja a candidata do Partido Democrata. Mas deu indícios: "Farei de tudo para que Trump não seja eleito, mas votarei em um candidato popular, não das corporações".

Partidários de Bernie Sanders manifestam-se na Filadélfia Foto: AFP / NICHOLAS KAMM

Muitos dos seguidores de Sanders veem Hillary como representante de interesses das grandes empresas americanas e dos banqueiros de Wall Street. Um dos cartazes segurados por eleitores de Sanders é "Voters Not Donors" (Eleitores não doadores), uma crítica ao sistema de financiamento das eleições americanas.

Delegado de Nova York, A.T. Miller é o típico ativista político de esquerda. Com cabelos longos e barba, ele levava na roupa uma série de adesivos e buttons em defesa de suas visões políticas, entre os quais a expansão da saúde pública, a rejeição ao Tratado Trans-Pacífico e a defesa do Black Lives Matter, o movimento que surgiu como reação à morte de homens negros desarmados pela polícia.

Publicidade

"Fui eleito para votar em Bernie e é isso que vou fazer", observou. Com exceção dos superdelegados, os participantes da convenção têm de votar segundo o resultado do voto das primárias em seus Estados. Em sua opinião, mais importante do que o candidato são as questões que ele defenderá na campanha e em seu eventual governo.

Miller afirma que é imprescindível derrotar Trump, mas não está seguro de que votará em Hillary em novembro. A ex-secretária de Estado lidera com vantagem em Nova York, o que daria a ele a possibilidade de votar em outro candidato sem ter a sensação de estar ajudando o republicano.

Sanam Elquesny, de 24 anos, e Anand Balar, de 20, participam de sua primeira convenção na Filadélfia. "Ele é o primeiro autêntico ser humano a se candidatar", disse Sanan que trabalhou por Sanders em seu Estado, Indiana.

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.