Elenco de musical surpreende vice de Trump com dura mensagem política

Elenco de musical surpreende vice de Trump com dura mensagem política

Atores manifestam temor de que novo governo não proteja a diversidade dos EUA; Trump lamentou o episódio e exigiu um pedido de desculpas

Redação Internacional

19 de novembro de 2016 | 15h25

NOVA YORK – O elenco do musical Hamilton, um dos mais aclamados da Broadway, surpreendeu o vice-presidente eleito, Mike Pence, com uma dura mensagem política ao término de uma apresentação realizada na noite de sexta-feira: “Os Estados Unidos diverso temem o governo de Donald Trump”.

Pence, ex-governador de Indiana, que lidera a equipe de transição do companheiro de chapa, foi à Broadway para assistir ao espetáculo, mas acabou se transformando em um protagonista involuntário do musical.

In this image made from a video provided by Hamilton LLC, actor Brandon Victor Dixon who plays Arron Burr, the nation’s third vice president, in

Em nome do elenco de ‘Hamilton’, o ator Brandon Victor Dixon envia mensagem a Mike Pence

O vídeo do discurso do elenco de Hamilton, de pé ao fim da apresentação e se dirigindo a Pence em nome das milhões de pessoas “alarmadas e ansiosas” com a presidência de Trump, se transformou em um dos assuntos mais comentados no Twitter e nas redes sociais.

“Nós, senhor, somos os Estados Unidos diverso que está alarmado e ansioso que seu novo governo não nos proteja. Não proteja nosso planeta, nossas crianças, nossos pais, ou não nos defenda e mantenha nossos direitos inalienáveis. Nós verdadeiramente esperamos que esse espetáculo tenha o inspirado a defender os valores americanos e a trabalhar para todos nós”, afirmou o ator Brandon Victor Dixon, responsável por encaminhar a mensagem, sob aplausos do público.

Pence já estava deixando o local quando o ator começou a discursar, mas um porta-voz do musical disse ao jornal The New York Times que o vice-presidente-eleito ouviu a mensagem no corredor.

Não acostumado a entrar em polêmicas, diferentemente de seu companheiro de chapa, Pence não reagiu à mensagem do musical. Já Trump, acostumado a responder imediatamente às críticas, usou mais uma vez o Twitter para lamentar o episódio.

“Nosso excelente futuro vice-presidente Mike Pence foi assediado na noite de ontem no teatro pelo elenco de Hamilton. Isso não deve acontecer! O teatro deve ser sempre um lugar seguro e especial. O elenco de Hamilton foi muito rude ontem à noite com um homem muito bom. Peçam desculpas”, exigiu Trump em mensagem no Twitter.

A mensagem de Hamilton tem especial simbolismo porque se trata de um musical provocativo que conta a história do criação dos Estados Unidos, dando ênfase à ideia de “país de imigrantes” e com atores brancos, hispânicos e negros nos papéis de Alexander Hamilton, George Washington e outros pais fundadores do país. / EFE

Tudo o que sabemos sobre:

Mike Pence

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.