PUBLICIDADE

Favorito a vice-presidente de Trump elogia magnata em ato de campanha

Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Deputados, disse que o magnata, ao contrário dos outros candidatos, passou a vida 'criando empregos, construindo edifícios e ajudando que as coisas sejam feitas'

Por Redação Internacional
Atualização:

WASHINGTON - O histórico ex-presidente da Câmara dos Deputados dos EUA Newt Gingrich, um dos favoritos para se tornar vice-presidente na campanha de Donald Trump, elogiou o magnata em seu último comício conjunto em Cincinnati, no Estado de Ohio.

"Não sei de nenhum outro momento na história dos EUA no qual um líder e o povo tenham se unido tão rápido como ocorreu durante o último ano com Donald Trump", indicou Gingrich, um dos nomes que soa com mais força para ser o eleito pelo provável candidato à Casa Branca.

Favorito para ser o vice-presidente, Newt Gingrich (D) participa de comício ao lado de Donald Trump Foto: REUTERS/Aaron P. Bernstein

PUBLICIDADE

Em seu discurso acompanhado pelo multimilionário em um Estado-chave como é Ohio, Gingrich pediu a todos os republicanos que "subam no carro de Trump" e inclusive se atreveu a dizer que "o único problema" do ex-aspirante a ser o nomeado do partido e, portanto antigo rival de Trump, Ted Cruz é que "não é Donald Trump".

O ex-presidente da Câmara dos Deputados durante a década de 90 disse que a diferença entre Trump e o resto dos candidatos presidenciais é que este "leva toda a vida criando empregos, construindo edifícios e ajudando que as coisas sejam feitas".

"Enquanto todos os demais falam de forma calma sobre como gostariam que mudassem as coisas em Washington, este menino vai dar um murro sobre a mesa", apontou Gingrich.

Publicidade

O discurso de Gingrich foi diametralmente oposto ao feito no dia anterior pelo senador Bob Corker, presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado, que também apareceu junto a Trump em um comício em Raleigh, na Carolina do Norte.

Leia Mais:

- Ex-pré-candidato, Marco Rubio não irá à convenção republicana que deve indicar Trump- Trump elogia Saddam Hussein por 'matar terroristas'- Trump faz campanha ao lado de figuras importantes do Partido Republicano

O discurso de Corker, no entanto, se limitou a menos de 5 minutos no início do evento, nos quais louvou a capacidade de convocação do magnata imobiliário e explicou a boa impressão que tinha causado em sua família ao conhecê-lo. Logo depois ele que desceu do palanque e deixou todo o protagonismo a Trump.

Gingrich, que foi aspirante em 2012 à candidatura presidencial republicana, foi também presidente da câmara Baixa durante a presidência de Bill Clinton e um dos principais impulsores do processo de impugnação presidencial pelo escândalo da estagiária Monica Lewinsky.

Publicidade

Na lista de potenciais vice-presidentes republicanos estão também o senador pelo Alabama Jeff Sessions, o governador de Indiana, Mike Pence; e o governador de Nova Jersey Chris Christie, que se retirou da disputa pela indicação presidencial republicana em fevereiro, entre outros. / EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.