Giuliani diz que Hillary é ‘socialista’

Giuliani diz que Hillary é ‘socialista’

Segundo ex-prefeito de Nova York, democrata não entende como funciona uma economia de livre mercado

Redação Internacional

10 de outubro de 2016 | 01h35

Vinicius Neder*
Saint Louis / EUA

Após o debate entre os dois principais candidatos à presidência dos Estados Unidos, na noite deste domingo em Saint Louis, Missouri, o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, afirmou que a candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton, é “socialista”, porque não entende como funciona uma economia de livre mercado.

“O que ela não entende, e nunca entenderá porque, no fundo, Hillary Clinton é socialista, é como economias de livre mercado funcionam. Claro que ela não entende. Ela nunca trabalhou numa economia de livre mercado. De fato, ela nunca trabalhou”, disse Giuliani.

Former New York City mayor Rudy Giuliani leaves Trump Tower in New York on Sunday, Oct. 9, 2016. (AP Photo/Craig Ruttle)

O ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani (Foto: Craig Ruttle/AP)

O político republicano fez os comentários após defender redução de impostos e desregulamentação de mercados, como o de seguros. Giuliani usou o mercado de televisores como exemplo. Segundo ele, TVs de plasma ficaram mais baratas nos EUA porque mais fabricantes passaram a produzi-las, aumentando a concorrência.

Segundo Giuliani, é preciso levar pessoas de negócios para a política americana. “Precisamos limpar Washington, trazer pessoas que tenham estratégias de negócios, que comecem a fazer coisas que façam sentido”, afirmou.

Giuliani manteve o apoio ao candidato republicano, Donald Trump, mesmo após a revelação, na sexta-feira, de um vídeo no qual o bilionário faz comentários ofensivos sobre mulheres. Desde então, políticos do Partido Republicano vêm condenando o comportamento do candidato e, em vários casos, retirando seu apoio à candidatura.

* O repórter do ‘Estado’ viaja como bolsista do World Press Institute