Milhares de pessoas esperam Trump para posse no Capitólio

Milhares de pessoas esperam Trump para posse no Capitólio

Trump e a futura primeira-dama, Melania, chegarão ao Congresso acompanhados de Barack e Michelle Obama

Redação Internacional

20 Janeiro 2017 | 13h48

 Cláudia Trevisan
 CORRRESPONDENTE / WASHINGTON 

Milhares de pessoas estão reunidas em frente ao Congresso americano para assistir à posse de Donald Trump como 45º presidente dos Estados Unidos.  As filas nos portões de entrada começaram a se formar antes do amanhecer. Ao lado de eleitores de Trump, havia muitas pessoas que viram protestar contra o novo presidente, em um reflexo da profunda divisão política do país.

Derrotada por Trump na eleição de novembro, a democrata Hillary Clinton participará da cerimônia de posse ao lado de seu marido, o ex-presidente Bill Clinton. Hillary ganhou a disputa na cidade de Washington com quase 90% dos votos. A paisagem política da cidade começou a mudar ontem, com a chegada de milhares de eleitores de Trump, muitos dos quais caminhavam pelas ruas da cidade com bonés vermelhos estampados com o slogan Malé America Great Again que foi a marca da campanha do republicano.

WASHINGTON, DC - JANUARY 20: Spectators fill the National Mall in front of the U.S. Capitol on January 20, 2017 in Washington, DC. In today's inauguration ceremony Donald J. Trump becomes the 45th president of the United States.   Scott Olson/Getty Images/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==

Milhares de pessoas se reúnem em Washington para assistir à posse de Trump   Scott Olson/Getty Images/AFP

Trump venceu a eleição com um discurso nacionalista, centrado na rejeição da globalização e de acordos de livre comércio. Uma de suas principais promessas é o resgate de empregos industriais transferidos para outros países.  Seus eleitores também foram atraídos pelo fato de ele não ser político e ter desprezo pelo politicamente correto.

Os que protestam contra sua posse em Washington teme que ele governe de maneira autoritária e ameace pilares da democracia americana, como a liberdade de imprensa.

Trump e a futura primeira-dama, Melania, chegarão ao Congresso acompanhados de
Barack e Michelle Obama. Depois do juramento, ao meio-dia, ele fará seu primeiro pronunciamento à nação, no qual deverá pedir unidade. O estilo agressivo de Trump e a profunda divergência entre seus seguidores e opositores indicam que essa não será uma tarefa fácil.

Former Democratic presidential candidate Hillary Clinton arrives at the presidential inauguration of President-elect Donald Trump at the U.S. Capitol in Washington, U.S., January 20, 2017.  REUTERS/Mike Segar

Hillary chega à posse de Trump REUTERS/Mike Segar