Redação Internacional
09 de novembro de 2016 | 09h37
Carla Araújo
BRASÍLIA – O presidente da República, Michel Temer, comentou nesta quarta-feira, 9, a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos e disse que a relação entre os dois países “não muda nada” e enviou cumprimentos ao republicano.
O presidente do Brasil, Michel Temer, afirma ter certeza de que ‘as coisas vão bem’ nos Estados Unidos (Foto: Dida Sampaio/Estadão)
“A relação do Brasil e Estados Unidos, assim como os demais países, é institucional, ou seja, de Estado para Estado”, disse. “Estou mandando cumprimentar o presidente pela eleição. Eu tenho certeza de que não muda nada a relação Brasil-Estados Unidos.”
Temer disse ainda que os dois países têm uma tradição democrática e ressaltou que, por causa das instituições sólidas dos Estados Unidos, Trump fará um governo para toda a sociedade americana.
“Evidentemente quando alguém assume o poder, seja aqui ou nos Estados Unidos, especialmente nos Estados Unidos, onde as instituições são fortíssimas, é claro que o novo presidente que assume terá que levar em conta as aspirações de todo o povo americano”, afirmou o presidente brasileiro. “Eu tenho certeza de que lá as coisas irão muito bem.”
Leia a íntegra da mensagem enviada por Temer:
Felicito-o pela eleição para Presidente dos Estados Unidos.
O Brasil e os Estados Unidos são duas grandes democracias que compartilham valores e mantêm, historicamente, fortes relações nos mais diferentes domínios. Estou certo de que trabalharemos, juntos, para estreitar ainda mais os laços de amizade e cooperação que unem nossos povos.
Desejo-lhe pleno êxito no Governo dos Estados Unidos.
Michel Temer
Presidente da República Federativa do Brasil
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.