Redação Internacional
29 de agosto de 2016 | 10h13
WASHINGTON – O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, fará na quarta-feira, no Arizona, seu esperado discurso sobre imigração irregular, após adiá-lo diversas vezes.
“Farei um grande discurso sobre imigração ilegal na quarta-feira no grande Estado do Arizona. Grandes multidões, buscando um recinto grande”, escreveu o magnata no domingo em sua conta no Twitter.
Candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump (Foto: REUTERS/Eric Thayer)
O anúncio ocorreu um dia após Trump dizer que pretende repreender imigrantes ilegais que ultrapassem o período de permanência autorizado em seus vistos, ao fazer um esclarecimento de sua visão sobre como supervisionar o sistema de imigração americano.
Na semana passada, o empresário disse que está “suavizando” seu plano de deportar todos os 11 milhões de imigrantes ilegais dos Estados Unidos, o que foi mal recebido por conservadores que apoiam a posição extremista de Trump de criar um muro na fronteira com o México.
I will be making a major speech on ILLEGAL IMMIGRATION on Wednesday in the GREAT State of Arizona. Big crowds, looking for a larger venue.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 28 de agosto de 2016
Em um discurso feito em Iowa no sábado, o republicano destacou que irá propor um sistema de verificação online para prevenir que pessoas sem documentos recebam acesso a saúde e outros benefícios. “Se não cumprirmos datas de validade de vistos, então temos uma fronteira aberta – é simples assim”, disse.
Trump disse que sua prioridade, caso assuma o poder em janeiro, será a deportação imediata de milhares de imigrantes ilegais que permanecem nos Estados Unidos apesar de terem cometido crimes. / Reuters e EFE
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.