Trump indica o general Mattis para o Pentágono

Escolha de um experiente estrategista militar pode ser mais um sinal de que Trump pretende afastar os EUA da política externa de Obama

PUBLICIDADE

Por Redação Internacional
Atualização:

WASHINGTON - O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, escolheu ontem o general reformado James Mattis para comandar o Pentágono. Mattis é conhecido por sua atitude combativa, sua falta de confiança no Irã e sua experiência em operações militares no Iraque e no Afeganistão.

Trump e o general Mattis durante encontro em New Jersey, no mês passado. ( Foto: Drew Angerer/AFP)

PUBLICIDADE

A escolhadeum experiente estrategista militar pode ser mais um sinal de que Trump pretende afastar os EUA da política externa de Barack Obama, que apostou no apoio a aliados europeus para combater militantes islâmicos e ajudar a conter chineses e russos.

Mattis é conhecido pelo apelido de "Cachorro Louco". Embora sua indicação deva receber o apoio militar, a escolha deve passar por obstáculos burocráticos. Como o general se afastou das funções militares em 2013, o Congresso terá de passar por cima de uma regra que exige que secretários de Defesa tenham passado os últimos dez anos como civis antes de assumirem o comando do Pentágono.

Seu convincente histórico, no entanto, deve evitar que senadores democratas tentem bloquear a indicação. De acordo com Trump, Mattis é "um verdadeiro general".

"Ele é forte, digno", elogiou Trump. "Eu me reuni com ele uma vez e perguntei: 'O que você acha da simulação de afogamento?' Para a minha surpresa, ele respondeu: 'Não é útil. Se você me der um maço de cigarros e uma cerveja eu consigo mais informações do que com tortura'." / AP

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.