Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

A intervenção militar dos EUA na Síria contra Assad será péssima para os cristãos sírios

Meu comentário sobre a Síria no Jornal das Dez da Globo News

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

Leia também

Como seria a resposta de Assad a bombardeios dos EUA e seus aliados

PUBLICIDADE

Um resumo das armas químicas na Síria

Qual estratégia de Obama para a Síria? Um bombardeio punitivo, sem derrubar Assad

Uma intervenção militar dos EUA e seus aliados na Síria, independentemente de ser bem argumentada ou não, favorecerá a Al Qaeda e será péssima para os cristãos sírios. Na minha avaliação, esta variável deve ser colocada na equação por todos que decidirão como será a ação contra o regime de Bashar al Assad.

Publicidade

Os que leem meu blog sabem que já estive diversas vezes na Síria, desde 1997, e visitei o país anualmente entre 2006 e 2011. Entrevistei Bashar al Assad em seu paláciode Damasco em 2010. Falei com diversas autoridades políticas do país e também da oposição. Consulto diplomatas, acadêmicos e analistas de risco político. Na Síria, conversei com dezenas de pessoas das mais variadas religiões e visões políticas.Idem, no Líbano.

Conclusão? Os cristãos sírios, em sua imensae absoluta maioria, defendem o regime de Assad. Muitos por gostarem do líder sírio. Outros por temerem como seria a Síria nas mãos da oposição ou de centenas de facções rebeldes que,em muitos casos, são abertamente associadas à Al Qaeda.

Eles também sabem o que acontece com cristãos quando uma ditadura é derrubada na região. Com Saddam Hussein, eles eram elite em Bagdá e possuíam até o número dois do regime, Tariq Aziz. Depois da invasão americana, centenas de milhares precisaram fugir e o único país que os recebeu foi a Síria. No Egito, se já era ruim com Hosni Mubarak, ficou péssimo com a Irmandade Muçulmana.

Atualmente, em Aleppo, maior cidade da Síria e no passado a metrópole mais cosmopolita da mundo, há o risco de haver uma limpeza étnica de cristãos, que por séculos viveram com seus vizinhos judeus, já expulsos, e muçulmanos das mais variadas denominações.

Os cristãos sírios, assim como os alauítas e a classe média sunita e drusa das grandes cidades, podiam não amar a vida na Síria até o início de 2011. Mas a consideravam melhor do que a de todos os países árabes. Verdade, no Líbano, existe muito mais liberdade. O presidente libanês, o chefe das Forças Armadas e metade do Parlamento precisam ser cristãos. Mas as divisões sectárias e a guerra civil de 1975-90 assustava os cristãos sírios. Em Damasco e Aleppo, podiam ir a restaurantes e suas mulheres andavam (e andam) descobertas. Ninguém via problemas em um crucifixo. As missas nas igrejas de Bab Touma viviam lotadas. Nas férias, nada melhor do que um banho de bar de biquíni em Tartus ou Latakia.

Publicidade

Uma pena, mas hoje os cristãos sírios correm enorme risco na Síria e uma intervenção militar estrangeira, dependendo da intensidade, pode acabar com Saydnaya e Maalula, onde ainda se fala o aramaico, língua de Jesus Cristo. Duas das principais autoridades cristãs sírias foram sequestradas pelos opositores.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Portanto, pensem bem antes de acharem o máximo uma intervenção militar na Síria.

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Comentários islamofóbicos, antisemitas e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, na Rádio Estadão, na TV Estadão, no Estadão Noite no tablet, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor), no Instagram e no Google Plus. Escrevam para mim nogugachacra at outlook.com. Leiam também o blog do Ariel Palacios

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.