PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Afinal, quem são houthis? Veja a explicação em 7 pontos

Há muita confusão e informação errada sendo propagada sobre os houthis. Abaixo, seguem sete pontos para tentar entende-los.

Por gustavochacra
Atualização:

1. Primeiro, temos de entender quem são os houthis. Trata-se de um grupo étnico do norte do território iemenita que segue uma vertente do islamismo xiita conhecida como zaydismo. Representa cerca de um terço da população do país

PUBLICIDADE

2. Em segundo lugar, a religião (islamismo zayd, e não islamismo xiita) não é o principal definidor da identidade. Assim como no caso dos curdos, que são majoritariamente sunitas, pesa mais a etnia. Tanto que falamos "houthis" e não "zayds". No Iraque e na Síria raramente falamos que os curdos são sunitas ao lutarem, ao lado de milícias xiitas, contra o sunita ISIS (Grupo Estado Islâmico ou Daesh). Saddam Hussein (árabe e sunita, embora laico) massacrava os curdos, também sunitas.

3. Terceiro, os houthis são aliados de grupos árabes sunitas. São as facções do Exército leais ao ex-ditador Abdullah Saleh que, embora houthi de nascimento, foi por anos o maior algoz do grupo antes de se tornar um aliado.

4. Quarto, os houthis não são fantoches de Teerã. Possuem agenda própria e existiram independentemente do apoio dos iranianos. Insisto, são como os curdos para o Iraque. É diferente, por exemplo, do Hezbollah, que, sem o regime iraniano, possivelmente não teria sido criado - provavelmente a AMAL seguiria como o maior representante dos xiitas no Líbano. O Irã tampouco manda nos houthis, apesar do apoio logístico. Os houthis agem por conta própria.

5. Quinto, os houthis são inimigos da Al Qaeda na Península Arábica e do ISIS. Há duas semanas, o ISIS reivindicou o que pode ter sido o maior ataque terrorista da história da organização ao explodir mesquitas frequentadas por houthis no Yemen.

Publicidade

6. Sexto, o presidente deposto Hadi também é inimigo da Al Qaeda na Península Arábica. Para os EUA, Hadi tinha a vantagem de coordenar os ataques com Drones. Não se sabe como seria com os houthis, que entoam o grito de "Morte aos EUA", embora seu líder diga que se trata apenas de slogan e indicou estar disposto a trabalhar com os EUA para combater o terrorismo.

7. Sétimo, os houthis vêm sendo classificados como extremistas. Para padrões ocidentais, certamente são. Mas, para padrões do Yemen e mesmo do Golfo Pérsico não são. Lembro que o Yemen é uma nação ultra conservadora mesmo para o mundo árabe, ficando atrás apenas da Arábia Saudita, tem a quase totalidade de sua população adulta viciada em droga (qat) e um dos maiores percentuais de homens armados, normalmente com fuzis, do mundo.

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Comentários islamofóbicos, antissemitas, anticristãos e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco são permitidos ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista

Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, na Rádio Estadão, na TV Estadão, no Estadão Noite no tablet, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor), no Instagram e no Google Plus.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.