Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Apenas a religião não explica o conflito no Egito

Meu comentário sobre a Síria no Jornal das Dez da Globo News

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

O Oriente Médio não vive uma luta de sunitas contra xiitas ou de religiosos contra seculares. Hoje, por exemplo, vou me focar no caso do Egito, já que abordei esta questão envolvendo a Síria no passado.

PUBLICIDADE

Primeiro, precisamos lembrar que no Egito praticamente inexistem xiitas. São 90% de muçulmanos sunitas, com diferentes graus de religiosidade, e 10% de cristãos, majoritariamente coptas. Atualmente, os egípcios se dividem em quatro principais grupos políticos que não seguem estas linhas sectárias, diferentemente do Líbano ou do Iraque - as Forças Armadas, os liberais, os salafistas e a Irmandade Muçulmana. A deposição de Mohammad Morsy contou com a mobilização dos três primeiros grupos, o que inclui, portanto, os ultra-religiosos salafistas e membros da elite secular.

Além disso, no campo externo, também existem dois blocos de países no mundo sunita que se dividem em relação aos recentes acontecimentos no Egito. A Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes (todos religiosos) apoiaram a deposição, darão US$ 12 bilhões em ajuda financeira e são aliados dos militares (seculares). Já a Turquia, Tunísia (mais moderados) e Qatar foram contra e são mais próximos da Irmandade (religiosos).

Não preciso nem me aprofundar para as pessoas entenderem que o regime travestido de monarquia saudita é infinitamente mais religioso do que o governo turco e, ainda assim, está ao lado dos supostos seculares. E Ancara, por sua vez, defende a Irmandade.

E não venham me dizer que o governo de Recep Tayyp Erdogan seja radical islâmico. Sem dúvida, para padrões da Turquia, ele é conservador. Mas, na Arábia Saudita, seria talvez o líder político mais liberal de toda a história.

Publicidade

Portanto, insisto, as crises no Oriente Médio são motivadas por interesses de cada um dos países, que atuam de forma realista. A Arábia Saudita, por exemplo, tem medo do islamismo político, pois este pode servir de alternativa ao regime dos Saud, por exemplo. O mesmo se aplica aos Emirados Árabes. A questão para eles não é secular versus religião.

Apenas para esclarecer

 Arábia Saudita, Emirados e Kuwait (RELIGIOSOS) = Forças Armadas do Egito (SECULARES)

 Turquia e Tunísia (MODERADOS) = Irmandade Muçulmana (RELIGIOSA)

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Publicidade

Comentários islamofóbicos, antisemitas e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, na Rádio Estadão, na TV Estadão, no Estadão Noite no tablet, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor), no Instagram e no Google Plus. Escrevam para mim nogugachacra at outlook.com. Leiam também o blog do Ariel Palacios

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.