Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Beirute quer paz

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

No ano passado, vim a Beirute três vezes e fiquei cerca de um mês em cada uma delas. Em todas, parecia que o Líbano rumava para a guerra civil. A oposição e o governo não chegavam a um acordo para saber quem seria o futuro presidente do país, enquanto o mandato de Emile Lahoud chegava ao fim. Nas ruas, muitos libaneses afirmavam que uma nova guerra civil começaria em determinada data, que variava de "amanhã" a "daqui um ano".

PUBLICIDADE

Essa guerra esteve muito perto de ocorrer em maio do ano passado, quando o Hezbollah ocupou as ruas da área sunita de Beirute em poucas horas e muitos passaram a temer que o grupo xiita tomaria o poder. Mas em uma sucessão de acontecimentos positivos, o Hezbollah e os governistas aceitaram sentar para negociar e acabaram elegendo Michel Suleiman presidente.

Hoje, de volta ao Líbano, todos os lados estão ainda na mesa de negociações para o que os libaneses chamam de "diálogo nacional". Um dos temas mais importantes é o destino das armas do Hezbollah. Mas não pretendo discutir isso neste post. O que quero deixar claro é que o ambiente de Beirute não é o mesmo do ano passado. Ninguém fala em guerra civil, apesar de confrontos em Trípoli, no vale Beqa, no Shuf, de um carro-bomba ter matado um político na semana passada e de duas pessoas morrerem em confrontos envolvendo milícias cristãs hoje. Hoje o discurso dos líderes do país, seja ele o xiita Hassan Nasrallah, o sunita Saad Hariri, o druzo Walid Jumblat, ou os cristãos maronitas e inimigos entre si Samir Gaegea e Michel Aoun não é belicoso. Todos parecem dispostos a negociar.

O melhor termômetro de Beirute é o centro da cidade, conhecido como Solidere. Na guerra civil, esta área que se situa entre as regiões muçulmanas e cristãs de Beirute foi completamente destruída. Com o fim da guerra, na primeira metade dos anos 90, era uma zona deserta. Quando estive aqui pela primeira vez, em 1997, as obras apenas começavam e todos os prédios ainda estavam destruídos. Voltei em 1999, e as obras estavam a todo vapor. Em 2003, o Solidere, já reconstruído, ficava lotado todas as noites de turistas e moradores da cidade, fossem uma xiita de cabeça coberta tomando sorvete, ou uma jovem cristã ortodoxa de mini-saia bebendo cerveja. No ano passado, porém, não havia ninguém no centro, a não ser jornalistas e soldados. As lojas fechadas e restaurantes vazios. O problema é que toda a área havia sido cercada por um acampamento do Hezbollah e de seus aliados cristãos.

Ao visitar o Solidere hoje à tarde, vi uma imagem que me lembrou em parte 2003. Algumas crianças brincando, os restaurantes com mesas cheias e as lojas reabertas. Como é ramadã (mês sagrado dos muçulmanos), o lugar não está tão lotado como antes da ocupação. E ainda é obrigatório abrir a mochila nas esquinas e soldados circulam carregando fuzis. Mas, no geral, não é muito diferente de Santos, Alexandria, Nápoles ou qualquer outra cidade beira-mar do mesmo tamanho.

Publicidade

Apesar de todos os inúmeros conflitos internos e externos que o Líbano ainda tem que resolver, Beirute quer paz. Mas, em Beirute, nunca ninguém sabe o que vai acontecer. Todos apostavam em guerra civil em 2007. Erraram. Mas quase ninguém, em junho de 2006, imaginava uma guerra. Ela veio no julho seguinte, contra Israel.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.