As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

“Celso, você tem conseguido dormir?, diz Hillary. E por que Obama não vem ao Brasil?

gustavochacra

25 de setembro de 2009 | 11h55

Hillary Clinton se reuniu agora de manhã com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, em um evento para combater a violência contra as meninas. Ao chegar, com a sua expressão de “Nice to meet you” e sendo fotografada por Annie Leibovitz, perguntou ao chanceler brasileiro – “Celso, você tem conseguido dormir?” Em seguida, acrescentou a frase “circunstâncias estranhas”. Não ficou claro o que quis dizer, mas o assunto era Honduras.

Os Estados Unidos parecem confiar no Brasil na questão hondurenha. Independentemente de qualquer posição política, porém, o atual governo de Barack Obama parece ignorar a América Latina. Sem falar na América do Sul. Até agora, ninguém de peso do governo visitou nosso continente. A mais alta autoridade foi o general Jim Jones, assessor de segurança internacional da Casa Branca, que vive no ostracismo.

Hillary Clinton, Robert Gates, Barack Obama, ninguém confirmou visita ao Brasil ainda. Vamos ver se no G-20 Lula consegue receber uma resposta. Perguntei ao chanceler brasileiro sobre esta despreocupação com o Brasil. Ele disse que estes dirigentes possuem agenda ocupada. Tenho certeza que sim, mas Hillary passou por mais de dez países africanos e asiáticos. Obama falou no Cairo, Istambul e outros lugares. Brasília? Ninguém.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.