Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Como 3 anos mudaram 10 mil anos de história na Síria

Três anos atrás, meus pais, meu irmão, minha tia e meus primos pegavam a estrada de Beirute para Damasco, onde ficaram em um hotel de uma família cristã que falava aramaico, a língua de Jesus Cristo. Era comum, muito comum, quem visitasse o Líbano aproveitar uns dias da viagem e cruzar para a Síria. Afinal, até o New York Times, em 2010, havia incluído Damasco como um dos dez destinos obrigatórios naquele ano.

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

Restaurantes, hotéis boutiques e jovens europeus e americanos deixavam a capital síria vibrante, especialmente dentro dos muros da cidade velha, com a mesquita dos Omíadas e as áreas cristãs de Bab Touma por onde um dia passou Mar Boulus (São Paulo, em árabe). São mais de 10 ml anos de história. Estive muitas vezes na Síria desde 2007, além de uma outra viagem em 1997, também com a minha família, e sempre fui um apaixonado por Damasco, uma das cinco cidades que mais gosto no mundo (Buenos Aires, Nova York e Beirute lideram a lista).

PUBLICIDADE

Nunca imaginei que algo pudesse evaporar tão facilmente. Ao ver a Síria, aprendi que realmente a normalidade das pessoas pode entrar em colapso de uma hora para outra. Damasco era uma cidade de terceiro mundo, sem dúvida, mas existia uma classe média educada, um sistema de saúde e de educação razoavelmente decente.

Verdade, por enquanto, Damasco está praticamente intocada, a não ser por alguns subúrbios. Tartus e Latakia também seguem firmes de pé. Mas partes de Aleppo e toda a cidade antiga de Homs (duas das três maiores cidades da Síria) viraram ruínas. E ao vê-las em fotos, não dá para deixar de comparar com a primeira vez que pisei em Beirute, nos anos 1990, e fui ao seu centro velho, completamente arrasado como uma cidade fantasma.

No fim, a capital libanesa se reergueu, sofreu bombardeios de Israel em 2006, e se levantou mais uma vez. No caso da Síria, em cidades como Aleppo e Homs, não vejo a menor perspectiva de uma reconstrução ocorrer nos próximos anos. No máximo, dá para tentar manter Damasco, Tartus e Latakia intactas. Afinal, estas cidades sobreviveram por milênios.

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Publicidade

Comentários islamofóbicos, antissemitas e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista

Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, na Rádio Estadão, na TV Estadão, no Estadão Noite no tablet, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor), no Instagram e no Google Plus. Escrevam para mim no gugachacra at outlook.com. Leiam também o blog do Ariel Palacios

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.