Foto do(a) blog

De Beirute a Nova York

Como o Exército do Líbano une cristãos, sunitas, xiitas e drusos?

O ISIS, também conhecido como Grupo Estado Islâmico ou Daesh, é inimigo de absolutamente todas as principais forças no Oriente Médio - dos EUA e do Irã, de Israel e do Hezbollah, de Assad e da França, da Al Qaeda e do Iraque, de xiitas e sunitas, de cristãos e curdos. Verdade, tem lá uma relação estranha com a Turquia, mas, em teoria, os turcos também estão em luta contra esta organização.

PUBLICIDADE

Por gustavochacra
Atualização:

Ao mesmo tempo, o Exército do Líbano é aliado de quase todos os grupos e países no Oriente Médio, menos de Israel, da Al Qaeda (Frente Nusrah) e do ISIS. EUA, Irã, Arábia Saudita e França deram apoio militar e financeiro às Forças Armadas Libanesas. A Síria, de Assad, e o Hezbollah atuam em coordenação com os militares libaneses. Todos os países árabes e a Turquia consideram os libaneses aliados.

PUBLICIDADE

Mais importante, o Exército libanês desfruta de enorme respeito da população libanesa. É um símbolo de coexistência entre xiitas, sunitas, drusos e cristãos, sejam eles ortodoxos, armênios, maronitas, melquitas ou assírios - o chefe das Forças Armadas do Líbano, por lei, precisa ser cristão maronita e nenhuma das outras religiões libanesas questiona isso.

Ninguém, em todo o mundo, além dos curdos do Iraque, está lutando tanto contra o ISIS e a Al Qaeda (Frente Nusrah) quanto o Exército do Líbano. Os libaneses estão pagando com a vida de seus jovens, sejam eles cristãos, xiitas, sunitas ou drusos. Há 27 capturados pela Frente Nusrah em Arsal, no norte do Beqaa. Alguns outros foram decapitados. Mas o Exército do Líbano tem conseguido avanços importantes não só no Vale do Beqaa, como também em Trípoli.

Se o Líbano não está em guerra civil e Beirute segue como a mais mágica, liberal, democrática e cosmopolita cidade do mundo árabe, isso se deve acima de tudo ao Exército. Não sabemos até quando isso irá durar. Mas a comunidade internacional age corretamente ao apoiar o Exército libanês, o mais multicultural de todo o mundo.

Esta é a segunda história de sucesso do mundo árabe, além da democracia na Tunísia.

Publicidade

Não sei como faz para publicar comentários. Portanto pediria que comentem no meu Facebook (Guga Chacra)e no Twitter (@gugachacra), aberto para seguidores

Guga Chacra, comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York, é mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia. Já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires

Comentários islamofóbicos, antissemitas, anticristãos e antiárabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco são permitidos ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes. Os comentários dos leitores não refletem a opinião do jornalista

Acompanhe também meus comentários no Globo News Em Pauta, na Rádio Estadão, na TV Estadão, no Estadão Noite no tablet, no Twitter @gugachacra , no Facebook Guga Chacra (me adicionem como seguidor), no Instagram e no Google Plus. 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.